O jogo mais importante do sábado

Botafogo empata com o flamengo e conquista o estadual de juniores

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

  • Foi um pouco sofrido, mas o Botafogo segurou a pressão do Flamengo, empatou em 1 a 1 neste sábado, no Los Lários, e conquistou o Campeonato Carioca de Juniores. Os gols foram marcados por Cidinho e Muralha. A equipe alvinegra levou o título porque tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0. Com o caneco, o time de General Severiano pôs fim ao jejum de 11 anos sem ganhar a competição estadual na categoria.O Botafogo começou melhor a partida e não demorou para abrir o placar. Após cobrança de falta, aos 18, Caio falhou no corte, Cidinho aproveitou e empurrou a bola para a rede.

Com o gol, a vantagem aumentou ainda mais porque venceu o primeiro jogo por 2 a 0. No entanto, os jogadores alvinegros não conseguiram ficar muito tempo na frente. Aos 26, Muralha cobrou uma falta na entrada da área e Andrey não conseguiu impedir o empate do Flamengo.

A segunda etapa iniciou com o Flamengo tentando imprimir um ritmo mais forte para tentar colocar uma pressão para cima do Botafogo. Para tentar melhorar o passe no meio-campo alvinegro, o técnico Eduardo Húngaro sacou Jeferson e colocou Bruno Medeiros.  Paulo Henrique, por outro lado, mexeu em seu ataque ao tirar Nixon e promover a entrada de Romário.

O Flamengo não conseguiru criar uma chance mais clara e o Botafogo equilibrou as ações na metade do segundo tempo. A equipe alvinegra se defendeu como pôde e Andrey impediu que a equipe rubro-negra conseguisse virar o jogo em pelo menos dois lances.

Já o Botafogo, recuou nos quinze minutos finais. Cidinho e Vitinho deixaram o campo para dar lugar a Alves e Gabriel, respectivamente. Com o passar do tempo, o Flamengo passou a explorar o  jogo aérea em demasia e o alvinegro se segurou para comemorar o título após o apito final.

*****
Meu comentário: Além da óbvia importância de ganhar do maior rival de forma categórica (placar final Botafogo 3 x 1 flamengada), a conquista do título é especialmente motivadora em relação ao futuro próximo. Ter uma categoria de base forte é o primeiro grande passo para se tornar um clube capaz de revelar talentos e ganhar dinheiro com esse processo – como fazem Santos, Inter, etc.

E, se a base, além de forte, é vencedora, aumentam as chances de um futuro glorioso.

Uma resposta para “O jogo mais importante do sábado

Deixe um comentário