Sorrisos no recomeço

billeniltonsantos

Não consigo acompanhar os jogos do início do campeonato carioca com a atenção que gostaria, mas, do que posso ver, tenho percebido o ressurgimento de um elemento há tempos ausente, que talvez seja mais importante do que as boas vitórias obtidas nas duas últimas partidas.

Os jogadores que chegaram para defender o Botafogo, mesmo limitados (alguns limitadíssimos), demonstram respeito – e orgulho – de defender o Botafogo.

Parece que o fato de termos novamente um presidente que é botafoguense, e faz questão de demonstrar com atos e fatos que é botafoguense, tem inspirado comissão técnica e jogadores. É visível a preocupação de todos em valorizar a história do clube, seus ídolos e suas tradições, como fez Bill ao comemorar gol lembrando Nilton Santos na reinauguração do Estádio Nilton Santos. Como faz Rodrigo Pimpão em entrevistas, ao citar espontaneamente o nome correto do estádio, como faz Jefferson ao aparecer em público com camisas que saúdam o Estádio Nilton Santos, como faz Carleto nas entrevistas, o próprio René Simões… enfim, não faltam exemplos.

Essa valorização faz bem à autoestima do torcedor. E dá visibilidade à campanha de reerguer o Botafogo a partir de seus mais importantes pilares, fincados em uma história plena de ídolos e fatos gloriosos.

Sobre o time, parece haver uma evolução clara da estreia até a partida disputada nessa última quarta-feira. Alguns jogadores, como Diego Jardel, têm crescido a cada jogo. Outros começam a mostrar porque foram contratados, como o oportunismo de Bill, centroavante sem medo de ser “apenas” centroavante. E Jobson fez, contra o Bangu, a sua melhor atuação desde o retorno. Sem contar Jefferson, que consegue ser Jefferson ao menos uma vez em lances decisivos a cada jogo. Tenho dúvidas em relação à eficiência da zaga e do sistema defensivo como um todo – William Arão e Marcelo Mattos fazem uma dupla muito irregular na proteção.  Mas ao menos é o esboço de um bom início, e esse grupo humilde e limitado já trouxe alguns sorrisos para o difícil recomeço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s