Que vergonha! A derrota no amistoso

Que vergonha!
C.Pereira

Estava tudo acertado, contrato assinado, a mídia noticiou – os jornais, rádio e a televisão divulgaram: o Almeidão, totalmente reformado, seria reinaugurado na noite desta quinta-feira, dia 03 de julho, com o jogo entre os dois Botafogos: o de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro e o Futebol Clube, da Paraíba.
Seria, assim repetida, a partida que, no dia 09 de março de 1975 (há 39 anos) marcou a inauguração da principal praça de esportes da Paraíba, palco de jornadas memoráveis que a história do futebol paraibano registra e guarda com honra, lembrança e merecido louvor.
Eis que de repente, mais que de repente, vem a informação na noite da véspera do evento: “O Botafogo do Rio de Janeiro não viajou, porque os jogadores se rebelaram e se negaram a entrar no avião, porque estão com 5 meses de salários atrasados”.
Ainda cheguei a pensar que aquilo era invenção dos flamenguistas, vascainos e tricolores do Rio, com inveja dos torcedores do alvinegro carioca, dono de uma razoável fatia da torcida de João Pessoa.
Mas, qual o quê! Pura verdade – os jogadores do Botafogo simplesmente comunicaram à diretoria que não viajariam porque fazia 5 meses que não recebiam o pagamento dos salários a que fazem jus e o compromisso feito foi lamentavelmente cancelado.
Coube ao Governo do Estado que investiu milhões de reais na reforma e recuperação do Almeidão, de última hora, convidar o América de Natal parta substituir o clube de tantas tradições, de tantas glórias que, de forma vergonhosa, não pôde (e não soube) honrar o compromisso assumido.
A festa vai acontecer na noite de quinta-feira, aliás, a estrela principal do evento será mesmo a vermelha que fica à esquerda do peito dos jogadores do Botafogo local que acaba de se sagrar bicampeão paraibano. E o brilho também será do próprio estádio, agora, à altura de receber grandes espetáculos desportivos que a Paraíba poderá proporcionar aos torcedores espalhados por todo o Estado.
E, ao Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, restou receber, com razão, merecidas críticas por  desfazer um compromisso e, sobretudo, a tristeza dos seus torcedores que já se aprontavam para ver de perto, ainda que não fosse o time de Garrincha, Didi e Nilton Santos, a equipe atual do clube que, apesar de não ser essas coisa todas, é a que representa (mal) o Glorioso da estrela solitária.
Que vergonha!

***

C.Pereira é jornalista, torcedor do Botafogo e do Botafogo-PB, e um eterno apaixonado- e entristecido – com os desatinos e descaminhos do alvinegro carioca

 

Anúncios

2 Respostas para “Que vergonha! A derrota no amistoso

  1. Esses jogadores,alias, a diretoriazinha nao honram seus compromissos,q vergonha dessas amebas q estao cagando e andando pro Botafogo.
    Esse jogo seria um confronto do “pai”.e “filho”,mais ou menos isso.Todo mundo sabe q os torcedores do Botafogo FR q moram na paraíba a grande maioria é torcedor do Botafogo/PB(uns 80%),ou Treze FC.

    5 meses de salarios atrasados???Sera q o salario do presidente e sua corja tbm estao atrasados???

  2. Mestre C.Pereira. Peco desculpas pelo atraso da leitura e post sobre seu texto. Estava em convalescenca dos 7X1 + 3×0 da copa. Nao eh facil digerir tanto gol, tanta vergonha em tao pouco tempo. Ainda mais pra quem ja viu C. Alberto, Brito, Jairzinho, PC Caju, Gerson, Roberto Miranda, todos no time de 70.
    Fica a vergonha e a garantia que nao teremos tanta humilhacao com a “Canarinha”. Pelo menos por um bom tempo.
    Voltando ao tema do “mico” do nosso alvinegro, quero deixar a minha surpresa e revolta pois, para prestigiar o grande evento da reinauguracao e rever o gigante do contorno, viajei com minha familia e comprei ingressos antecipadamente contando com a certeza do prazer de reviver o jogo de inauguracao que estive presente.
    Impossivel traduzir a tristeza de ter que explicar aos meus filhos que nao teriamos o “remake” e pior ainda relatar o motivo.
    Ficou a alegria de rever o Almeidao revitalizado e com um publico digno de sua dimensao e representatividade.
    Confesso que me senti feliz e bateu uma saudade danada dos bons momentos vividos na arquibancada sombra que tanto frequentei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s