A reinvenção sem Seedorf

Alex, Zé Roberto e Seedorf foram apontados como os grandes destaques do primeiro turno do Brasileirão.

Em comum, o fato de os três terem experiência internacional e ultrapassado os 35 anos de idade.

O rendimento de Alex caiu, o Coritiba despencou na tabela.

Já o Grêmio conseguiu se reinventar sem depender de Zé Roberto.

E o Botafogo?

É notório que o rendimento de Seedorf já não é mais o mesmo – não consigo lembrar da última vez que ele conseguiu driblar um adversário com base na velocidade, como fez tantas vezes. E, ao ser facilmente desarmado, expõe nossa defesa a contra-ataques perigosíssimos.

Se quiser garantir uma vaga na Libertadores, o Botafogo terá que dar um jeito de não depender tanto do Seedorf. Ele não aguenta mais a maratona de jogos, é nítido, e precisa ser preservado.

Mas quem assume a função dele? O jovem Octávio dará conta desse desafio? Hyuri? Rafael Marques improvisado, com Elias e Hyuri mais à frente?

Cartas para General Severiano, a/c de Oswaldo de Oliveira.

 

 

Anúncios

Uma resposta para “A reinvenção sem Seedorf

  1. Marcelo,
    Desculpe a prolixidade do texto que vem a seguir, mas aqui vão algumas considerações minhas sobre o Botafogo:
    – Arbitragem: ainda que as atuações tenham sido pavorosas, foram determinantes para o resultado nos últimos dois jogos. E não é possível que ninguém no clube reclame disso aberta e veementemente. Até quando?
    – Seedorf: está morto, no limite físico. Oswaldo PRECISA poupa-lo. Mas também tem o outro lado: por que ele não pede para não jogar, por que ele próprio não se poupa? Ok, tem o senso de líder do grupo, mas ele pode dizer que não tem como jogar, concorda?
    – Lodeiro: problema não parece ser físico, parece que a cabeça não está em campo. Inexplicável.
    – Cansaço: todos os times estão jogando direto, não é desculpa, assim como o “ah, mas os outros tem elenco, podem poupar”. Quem? Ponte Preta, Bahia? A apatia não tem desculpa.
    – “Todo ano a mesma história”: não se pode esperar resultados diferentes tendo as mesmas atitudes, não é? Pois então, nosso departamento de futebol é um lixo. Execramos o Anderson Barros, mas nunca cobramos reforços do Chico Fonseca ou do Sidney Loureiro. Onde eles estão, o que fazem nesse momento?
    – Oswaldo: acredito, de verdade, que ele deixa de colocar um jogador (ex: Julio Cesar ontem) porque não pode, ele não é louco. Mas é aquilo: as substituições estão de chorar. Sei que falta elenco, mas estamos falando (especificamente) de Bahia e Ponte Preta, somente VONTADE de ganhar já deveria ser suficiente. Estamos falando de Marcelo Lomba, Obina, Fahel, Talisca, Wallyson, Willian Barbio, Fernandão, Felipe Bastos, Roberto, Baraka…
    – Apatia: já que falei sobre VONTADE, uma menção à apatia que assola o Botafogo. Ontem só Bolívar e Marcelo Mattos pareciam indignados. Nem ir pra cima do árbitro no ~pênalti~ os jogadores foram! Salários estão em dia (atrasem, por favor!), não existe desculpa. O primeiro tempo contra o flamengo só não foi pior porque temos Jefferson e porque o time deles é muito limitado, MUITO. O que eles tiveram? Vontade.
    – Título x Libertadores: sejamos sinceros, nossa luta sempre foi pela Libertadores, o título seria a cereja mais do que desejada do bolo, mas a nossa realidade, que não envolve patrocinadores que dão cheques em branco, é Libertadores. Por isso, desde a derrota pro Cruzeiro, a hora é de olhar para baixo, garantir a vaga e não para o alto, que já não depende de nós. Não é hora de ser orgulhoso, é hora de ser humilde: de novo, o que vier além da vaga é lucro.
    – Torcida: não dá pra julgar. Não mesmo. Mas, assim como o time, a torcida também tem que olhar para baixo, assumir a nossa realidade e buscar, junto, a tão sonhada, aguardada e merecida vaga pra Libertadores. Quando teremos um time assim de novo? Que saibamos aproveita-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s