Botafogo 0 x 1 Grêmio: Problemas à vista

Todos viram que o Luxemburgo começou a ganhar a partida já no primeiro tempo, quando o Grêmio, a partir dos 20 minutos, asfixiou o Botafogo e seus volantes anularam Fellype Gabriell e Vitor Junior. Já Oswaldo começou a perder a partida ao escalar Seedorf no lugar do Andrezinho, que vinha de uma sequência de boas partidas, sendo que Fellype Gabryell não vem reeditando as boas atuações do início do ano.

Mas, se o esquema (do ponto de vista ofensivo, vale ressalvar) estava tão encaixadinho, o que deu errado?

Os passes, por exemplo. Muitos passes errados foram enervando o time, e deixando o Elkeson isoladão lá na frente, padecendo do mesmo mal que já sofreram Loco Abreu e Herrera.

E, pra variar, a dupla de zagueiros se mostrou titubeante e incapaz de marcar atacantes perigosos, como Marcelo Moreno. No gol do Grêmio, por sinal, ainda não consegui localizar Antonio Carlos. Uma defesa vulnerável obrigará sempre o goleiro do time a fazer grandes intervenções (Jefferson fez duas no primeiro tempo), porque sempre o deixará demasiadamente exposto.

No segundo tempo, com a entrada de Andrezinho, mas já com um gol nas costas, o Botafogo foi muito mais perigoso. Aí faltaram tranquilidade, sorte (uma bola na trave, outra salva em cima da linha) e competência do árbitro – na minha opinião, houve um pênalti em cima do Elkeson, não-marcado.

O empate teria sido o resultado mais justo. A torcida fez bonito, cantando até os últimos minutos, dando um show nas arquibancadas. Mas não era a nossa noite – e, nunca esqueçamos disso, o Grêmio não é o Bahia. O time do Luxa, pra mim parece óbvio, vai brigar pelo título.

Mas o que mais me preocupa a partir de agora é um problema que não sei se o Oswaldo terá competência para resolver, ainda mais sem tempo hábil:

Temos que encaixar um craque em um time. E justo na fase do campeonato em que há dois jogos por semana.

Qual é a opção? Já começo a achar que, com mais uma partida excessivamente discreta e sem o mesmo rendimento do ano passado, Renato poderia ser sacado – seria a opção menos traumática, do ponto de vista do entrosamento. Mas, vejam bem!, tirar Renato, FG, Vitor Junior (já menos incisivo do que em suas primeiras partidas) ou Andrezinho não resolverá todos os problemas.

É preciso que o time se adapte ao jeito do Seedorf jogar – e vice-versa.

Pelo que vimos nesse domingo no Engenhão, esse processo levará tempo. E pode nos custar pontos preciosos.

Teremos paciência para suportar esse período de adaptação?

Foto: Lancenet!

PS: Nota 10 para a torcida alvinegra no Engenhão. Pela quantidade e pela qualidade do apoio. Espero que, enfim, o comandante da comissão técnica tenha percebido que a torcida não é o problema que ele deve se preocupar, e sim com o que está acontecendo dentro de campo, bem diante dos olhos dele.

PS II: No VT, é possível ver que, no início da jogada do gol gremista, M.Moreno empurra Antonio Carlos e leva o zagueiro ao chão. Mas, ao ver que o juiz não marcou a falta, o nosso capitão tinha obrigação de levantar rápido e tentar ao menos atrapalhar a conclusão do colombiano.

Anúncios

3 Respostas para “Botafogo 0 x 1 Grêmio: Problemas à vista

  1. Infelizmente, já na estreia começa a se desenhar o cenário que eu previa há tempos: apenas futebolisticamente falando, não vale a pena o investimento feito no Seedorf. Pegasse o Botafogo o dinheiro que vai pagar para ele e contratasse dois ou três jogadores jovens de bom nível, que viessem para ser titulares em posições que precisamos tanto (centroavante, zagueiros, laterais, etc.) e eu acho que estaríamos fazendo um negócio melhor. De quebra, acho que sobraria uns trocados para reforçar o Departamento de Psicologia do clube, de forma a que pudéssemos finalmente descobrir porque o time amarela em jogos decisivos, assim entendidos aqueles em que uma vitória faria um bem danado à atitude mental de todos os jogadores. Já cansamos de ver esse filme em anos anteriores, tanto no Brasileirão quanto em outros campeonatos. Para ficarmos nos mais recentes, no jogo com o Santos foi assim (tínhamos tudo para ganhar de um time horroroso e desfigurado) e hoje foi assim. Quando vi nos primeiros minutos o Grêmio tendo várias chances de marcar e o nosso time se perdendo num mar de passes errados, já enxerguei no ato que estaríamos num daqueles dias. O filme estava passando de novo na TV e não deu outra. Tomamos o gol e não tivemos a mínima competência de mudar o enredo. Era passe para o lado, passe para trás, passe errado, uma situação completamente irritante. Quanto ao Seedorf, na minha opinião atuação apagadíssima e muitíssimo aquém do que a imagem dele exigiria e, obviamente, nem de longe compensando o salário que ele ganhará. A nota positiva da partida foi ver a torcida cantando até o último minuto, como fazem as outras que empurram o time. Torço para estar errado, mas acho que provavelmente não estarei.

    Sílvio Porto Alegre.

  2. Olha, pra mim o grande pecado foi ter sacado o Andrezinho, que era o cara que dava qualidade no toque de bola da equipe. Resultado: muitos passes errados no meio de campo. Eu acho que Seedorf e Andrezinho têm que jogar juntos. Não sacaria o Renato também. Pra mim tinha que ter saído Felipe Gabriel ou Vitor Júnior – que há muito não repete as boas atuações de logo quando chegou. Mas devido ao posicionamento, acharia mais correro tirar o Felipe Gabriel. No meu time ideal ele é reserva do Seedorf, assim como O Vitor Júnior seria reserva do Lodeiro, que tem características parecidas.

  3. Marcelo,

    Não é de hoje que o Renato está horrível! Ele só sobressai (lençol, caneta, toque de efeito), quando o time ganha e joga bem. Quando o jogo é difícil ele desaparece. Nunca foi jogador de chamar a responsabilidade da partida para si.
    Concordo com o comentário do Sílvio, acho que a torcida está cansada, esgotada, de “Déjà vu”. Desde 2007 vemos o mesmo filme, ou melhor, repetido inúmeras vezes. Não sei se o apoio da estreia do Seedorf se repetirá nos próximos jogos.
    Torço para que a contratação do Seedorf não seja um tiro no pé.

    Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s