Leitura recomendada

Já que o Muricy e a CBF fizeram a “gentileza” de tirar nosso time da rodada do fim de semana (como se o Botafogo não tivesse ficado um mês sem três jogadores – Loco, Arevalo e Jefferson – durante a Copa América), deixo-vos com a leitura de um texto do Lédio Carmona, comentarista do SporTV, sobre o atual momento do Botafogo, publicado na edição desse sábado do jornal Extra.

Bom fim-de-semana e boa rodada para nós!

****

Botafogo-2011 já é um sucesso

Lédio Carmona

A escala é clara, linear e parece não ter limite. Há pelo menos seis anos o Botafogo dá sinais claros de evolução, maturidade e boa administração. Chegou em cinco finais seguidas do Estadual – ganhou duas. Ano passado disputou a última rodada do Brasileiro com possibilidade de voltar à Libertadores, algo que não acontece desde 1996. Agora, briga pelo título nacional. E, mais ainda, o time melhora e se reforça a cada ano.

Há pouco tempo, era quase um milagre ver uma estrela pensando em jogar pelo Botafoog. Hoje, o time tem goleiro de seleção, repatriou Renato, mantém Loco Abreu, esnoba com Elkeson e quase contratou Diego, ex-Santos. Em algum dia do século XXI, o Botafogo voltou a se respeitar. Foi a senha para que todos o respeitem. Deixou de ser apenas história para ser mais uma vez dono de realidade vencedora, orgulho de uma torcida sofrida, mas que nunca deixou de acreditar.

Não dá para dizer se o Botafogo será campeão brasileiro. Nem se voltará à Libertadores. Mas é legítimo e verdadeiro bancar que o hoje é o time que melhor futebol apresenta no campeonato. Ganhou do São Paulo no Morumbi. Do Santos. Do Fluminense. Do Galo. Do Cruzeiro. Goleou Vasco e Palmeiras. E, sob direção de Caio Júnior, se transformou num dos times mais ousados, corajosos e modernos do país.

Independentemente do resultado final, o Botafogo-2011 já é um sucesso. Todos querem Elkeson. Procura-se com lupa time que tenha volante como Renato. E ídolo como Loco Abreu. Tem estádio, tem planejamento e, principalmente, tem ambição. Vamos deixar de hipocrisia e reconhecer o Botafogo. Há quase dez anos essa revolução está em marcha. É hora de abrir os olhos e enxergar o óbvio.

***

E aí, vocês concordam? Em linhas gerais, eu assino embaixo. Mas acho que a avaliação geral é “contaminada” pela boa fase do time; com isso, alguns itens importantes – como a preocupante divulgação de pesquisa que mostra a marca do Botafogo como a menos valorizada entre os 12 grandes clubes do país, atrás inclusive dos grenás – não foram analisados. Sem contar a conflituosa relação entre a atual diretoria e expressiva parte da torcida. Mas não deixa de ser alentador ver o reconhecimento dessa nova fase do Glorioso.

PS: Acréscimo da segunda-feira. Exceção da vitória do São Paulo, a rodada foi excelente para nós. Agora é obrigação lotar o Engenhão na quarta-feira: mas lembrando à torcida e aos jogadores – há uma diferença entre confiança na vitória e a certeza da vitória. Nada de salto alto nem de impaciência, rapaziada.

Anúncios

5 Respostas para “Leitura recomendada

  1. (26/11/2007 – 23h58
    Bebeto ressalta crescimento do Botafogo em 2007
    “Erros acontecem e, com certeza, cometemos os nossos. Mas qual o clube cresceu mais do que o Botafogo? Estamos certos de que os acertos foram muito maiores que os erros”, avaliou o dirigente botafoguense.)

    É por isso que eu dizia que o Juvenal Juvêncio poderia mandar bilhetinho em nota de cem reais e M.Assumpção deveria valorizar ao máximo, moeda de 5 centavos.
    Finalmente, de aprendiz de Dirigente Esportivo, que tinha dificuldade de atravessar a ponte Rio/Niterói, hoje temos no M.Assumpção, um Dirigente Esportivo que tomou gosto por vôos de maiores grandezas.
    Conhecemos do Céu ao Inferno. Planejamento, dedicação, modernização, consistência e grandeza, são requisitos que não mais poderão se ausentar numa diretoria do BFR.
    Saudações Gloriosas!
    Cléto Martins

  2. Se o Botafogo tivesse jogado (e ganhado) hoje, seríamos líderes do Brasileirão.
    Mas, como disse o Lédio Carmona, o Botafogo – que não jogou – foi quem mais lucrou nesta rodada.
    Avante, alvinegros – agora vamos lutar pelo título!

  3. TUDO A VER! NA MAIOR NORMALIDADE.
    E VANDERLEI SOLTA A PÉROLA: “ISSO AQUI É FRAMENGO”.
    Treinador ficou orgulhoso com ruído inconfundível quando começava sua minipreleção antes do treinamento no Ninho do Urubu
    Nota: Quanto mais podre, melhor para a “nassão de urubu” .

    Cléto Martins

  4. Com o Botafogo o diálogo se dá no idioma do futebol. Sem invencionice. O Carmona não disse nada que não possa ser comprovado pelos fatos.

    E nem precisa pedir o apoio da torcida, com o time jogando o que jogou nas últimas rodadas. Se com o time jogando um futebol mediano nos dois terços iniciais da competição a torcida garantiu média de público de 10 mil torcedores, imagina daqui pra frente.

    Saudações botafoguenses!

  5. Meu comentário não foi direcionado ao PS de segunda -feira, com o pedido pelo comparecimento da torcida, que acho bem-vindo.

    “Nada de salto alto nem de impaciência, rapaziada.” Com certeza. Sabendo que o Ceará tem um bom time e pode dificultar nossa vida, é bom estarmos preparados para um sofrimentozinho básico e não esquecer de deixar as vaias em casa.

    Saudações botafoguenses!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s