Relaxa e joga, Maicosuel

Maicosuel estreou no Botafogo com um gol de falta e outro, de cabeça, no último minuto de partida pelo Estadual 2009 – foi contra o Boavista. Na comemoração, foi erguido por boa parte de seus companheiros, entre eles Victor Simões, aquele praticante de futebol que em breve será anunciado como atração do Canal Combate do UFC .

Com grandes gols (no Vasco, inesquecível, em pleno Maraca, talvez o gol mais bonito daquele ano) e jogadas desmoralizantes em cima dos maiores adversários (o célebre duelo Sir Michael Swell x Juanita Chiliquenta, La Loca, que pode ganhar reprise na próxima quarta-feira, no Morumbi), virou ídolo em pouco tempo.

Aí foi negociado para a Alemanha. Ficamos a ver navios e a sonhar com ídolos.

Mas eis que Maicosuel voltou. Na maior negociação da história recente alvinegra, o clube desembolsou milhões (e ainda está pagando) para repatriá-lo. A diretoria,vale frisar, fez exatamente o que a torcida queria.

Mas aí, ano passado, Maicosuel machucou. E machucou feio – correu o risco de parar de jogar futebol, dada a gravidade da lesão no joelho. Ele, mais do que ninguém, sabia do investimento do Botafogo para trazê-lo de volta, envolvendo também toda uma estratégia de marketing, com lançamento de linha de produtos envolvendo o Mago. De repente, tudo tem que ser redimensionado e/ou congelado por vários meses. Ou seja, prejuízo dentro e fora de campo.

Aí Maicosuel teve que render em outros campos. Virou garoto-propaganda da diretoria, estreitando um vínculo já forte por conta da amizade do Mago com o atual diretor André Silva. Pronto: Maicosuel apareceu até em visita à fábrica do Guaraviton, entre outras ações de marketing que foram grudadas no jogador.

E, certamente, aumentou sua dívida de gratidão pelo fato de o Botafogo ter continuado investindo nele, pagando altíssimos salários (nunca é demais lembrar),mesmo sem o jogador ter condições de retribuir onde é o seu lugar: dentro de campo.

Daí a gente começa a entender o início da confusão que, acredito, Maicosuel está fazendo entre o Botafogo e a atual diretoria do Botafogo. Parece que ele foi contaminado pelo discurso na linha “poxa, esses caras ficam vaiando a gente, nem percebem o quanto nós esforçamos no dia a dia para oferecer o melhor…” – e nisso está incluído a defesa agressiva que fez do Alessandro, após fazer um gol em cima do Coritiba – em vez de comemorar com a torcida, preferiu xingar quem estava vaiando o lateral. Escolha errada, mas, vá lá, compreensível pelo raciocínio acima descrito. Só que preocupante: se, por exemplo, André Silva for afastado pela próxima diretoria do Botafogo (ou pela mesma, se o Assumpção for reeleito), o Maicosuel diminuirá seu vínculo com o clube?

Isso fica para o próximo ano. Por enquanto, é necessário diminuir a taxa de expectativa e de ansiedade.

Está na hora de o Maicosuel ter menos consciência que é Maicosuel.

Explico: Parece-me que, a cada jogo, cresce a pressão do jogador com ele mesmo para fazer uma jogada de efeito, um golaço, uma arrancada memorável, um drible para o YouTube, enfim uma jogada a ser idolatrada.

Mas assim ela não vem, Maicosuel. Ainda mais carregando nas costas o peso de uma diretoria desgastada, uma expectativa imensa, uma ansiedade ainda muito longe de ser saciada.

Eis a diferença para o rendimento do Mago quando comparado, por exemplo, com o Elkeson. Este último chegou como quem não quer nada, ainda incógnita para 90% da torcida alvinegra, não sentiu pressão externa – foi para a estreia com fome de gol, saudavelmente irresponsável, e desde então tem sido uma ótima surpresa. Joga leve.

O Maicosuel precisa lembrar que expressiva cota dos ídolos alvinegros tinha os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Jogavam (um deles ainda joga!) pelo prazer de jogar, sem tanta responsabilidade: essa é uma tradição alvinegra que teve seu auge em  Garrincha e encontrou em Túlio Maravilha a sua encarnação mais bem-sucedida. Sem contar a figuraça que é o Maurício 1989.

Por isso, Maicosuel, acho que é momento de ser um pouco menos consciente da construção de sua imagem. De quanto custou seu passe, de quantos Guaravitons você teve que tomar, de quantos vídeos você teve que gravar,  de quantas camisas você teve que autografar, de quantos bonecos o Botafogo espera vender, até mesmo de quantos títulos o Nilton Santos e o Garrincha conquistaram.

Dentro de campo, é hora de enxergar o Elkeson como um poderoso aliado nessa divisão de responsabilidades – assim como será o Renato, a partir da segunda semana de julho. E, fora dele, é hora de ser menos garoto-propaganda e mais jogador de futebol.

Relaxa e joga, Mago.

A gente sabe que você tem bola para voltar a nos encantar.

Anúncios

4 Respostas para “Relaxa e joga, Maicosuel

  1. (Nutricionista explica como Maicosuel ganhou 8kg de massa muscular)

    Além do peso financeiro da contratação e da contusão, essa tal massa muscular, afeta contrariamente a agilidade do jogador de Futebol.

    A genialidade do franzino Robinho do Santos, foi reduzida inversamente com o ganho de peso no Real Madri.

    Nota: Ganho muscular p/ o Cidinho é interessante. O excesso, tirará sua agilidade.

    Saudações Gloriosas!

    Cléto Martins.

  2. E ele vai voltar com seu futebol verdadeiro. É questão de tempo.

  3. parabens pelo texto, concordo e assino embaixo, o Mago tem que esquecer essa coisa de divida com o clube e a torcida e passar a jogar futebol, entendemos que ele um cara mto honesto, e nao tem culpa do que aconteceu, mas ele nao precisa ficar remoendo isso, a unica coisa que queremos e que ele volte a jogar bola.

    S.A.
    Reaper

  4. poha, vcs viram a sacanagem q o cara da ferj fez com a torcida do Fogão de Brasília? http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-Corinthians-realizado-Januario_0_508149205.html

    só pq a gente ia lotar o bezerrão… aff…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s