Botafogo 3 x 1 Coritiba: A estreia de Maicosuelkeson

Enfim, uma boa vitória alvinegra no Brasileirão.

Vitória que começou com um susto – vacilo do Alessandro na marcação, cruzamento na área, Antonio Carlos ficou parado no chão em vez de subir para marcar Bill (segundo o Pereirão, ele ficou preso ao solo por conta do mandado expedido pela justiça para pagar pensão à ex-mulher), gol do Coxa em menos de 2 minutos de partida.

Mas o time não se abateu. E começou a surgir o melhor jogador em campo: o híbrido formado por Maicosuel e Elkeson. A estreia pra valer de dois jogadores velozes, habilidosos, que desequilibram, capazes de fazer brilhar a mais Gloriosa das Estrelas: a estreia desse adorável frankenstein chamado Maicosuelkeson.

Ficou nítido, com o auxílio do Everton e às chegadas (irregulares) do Cortês, que a dupla formada pelo Mago e pelo ex-Vitória ganhou entrosamento. Mais: pela primeira vez, pudemos observar numa partida que houve um treinador preocupado em orientar os seus pupilos durante a semana. É nítida a evolução tática do time, especialmente do ponto de vista ofensivo – o problema é que o Herrera destoou e afundou toda e qualquer tentativa de conclusão, inclusive um bom cruzamento realizado, acreditem!, pelo Alessandro.

O que preocupa é uma certa indecisão na marcação das laterais, com Marcelo Mattos ainda sem a mesma eficiência do ano passado e , estranhamente, errando passes fáceis no segundo tempo. Resultado: um time ainda exposto, e o Coritiba só não empatou na segunda etapa porque, dessa vez, a trave nos salvou.

Outro problema foi o fato de o time não ter explorado a vantagem com a expulsão de um jogador curitibano. Na verdade, ficou 10 contra 10, porque o Cidinho, que entrou no segundo tempo, errou tudo que tentou – foi figura nula em campo. Tenho dúvidas se ele está pronto para disputar uma competição tão renhida quanto o Brasileirão.

E aí é que mora o perigo: quando Elkeson e Maicosuel cansam, o Botafogo volta a ser um time previsível, sem capacidade de reter a bola, quase inofensivo. Foi aí que o Coritiba cresceu e quase empatou.

Herrera, dono de incompreensível admiração incondicional dos torcedores que vão ao Engenhão, errou absolutamente tudo o que tentou – e fez o de sempre: perdeu gol feito, tomou cartão amarelo antes dos 3omin do primeiro tempo, etc. Mesmo assim, saiu aplaudido. Mistério.

Quando o argentino saiu, Alex se mostrou mais útil para o time. Por isso, pela objetividade ofensiva, fez um golaço usando espaço curtíssimo de campo: um gol de futsal. Vitória sacramentada. Aplausos merecidos.

Por fim, um comentário sobre o Elkeson: por enquanto, tem valido cada centavo gasto na batalha com os grenás pela contratação do jogador. É jogador que se destaca entre os demais. Deu um passe preciso para Maicosuel marcar o gol de empate, cobrou com força e fez um golaço de falta, fez a bola girar com categoria. Tem visão de jogo, força ofensiva,  cobra bem faltas e escanteios, e não se omite em nenhum momento do jogo – ou seja, é o anti-Lucio Flávio.

Faltou dizer que Jefferson estava inseguro nas saídas de gol, que Antonio Carlos e Fabio Ferreira ainda estão longes do entrosamento do ano passado, que Cortês já fez partidas melhores, que Caio entrou bem e sofreu um pênalti escandaloso, e que Alessandro, por incrível que pareça, fez um bom segundo tempo.

E faltou dizer que os gritos de “ô,ô,ô, vice do Vasco!”, destinado ao time paranaense, foi um dos mais criativos que surgiram na temporada. E que o Botafogo foi o único time carioca a ganhar na rodada – não é nada, não é nada, já é alguma coisa.

Agora, vamos ao clássico.

Anúncios

5 Respostas para “Botafogo 3 x 1 Coritiba: A estreia de Maicosuelkeson

  1. Eh verdade:
    Que o Elkeson foi o melhor do jogo e a mais eficiente contratacao dos ultimos anos. Em pouco tempo ja mostrou a que veio.
    Que o Mago ensaia os passos da volta aos bons tempos.
    Que El Loco faz uma falta danada.
    Que Caio sofreu um penalty clamoroso.
    Que a impaciencia da torcida ta ficando chata e so prejudica o time.

    Eh mentira:
    Que o Herrera eh titular absoluto deste novo Botafogo.
    Que o Alessandro seja o culpado de tudo o que da errado no time.
    Que o M. Matos garante a protecao da zaga.
    Que Cidinho ja pode jogar com profissionais. Ele eh junior, por enquanto.
    Que Caio pode criticar a torcida. Ele tem que fazer a parte dele. So.

    Domingo que vem vamos pra cima dos urubus. Dalhe Fogao!

    E.Sales

  2. Um comentário sobre técnicos: 1 – Estamos bem servidos com o Caio Jr 2 – Joel continua esperando vaga num time do Rio, ou da Bahia, quem sabe? e 3 – Cuca será o primeiro treinador a perder o emprego neste campeonato.

  3. muito lucida sua analise. foi exatamente esse aih o jogo que eu vi.
    e gostei do elkeson=anti-yellow .
    vamos que vamos…

  4. Peço apenas que Deus ilumine este time e que não ocorra a zica do ano passado.
    Se, principalmente, Maicossuel, Elkesson, Everton, Renato e Loco jogarem bem e não sofrerem lesões, o Fogão vai com tudo.
    Bota ainda na conta do corpo fechado o jefferson, cortes e a dupla de zaga.

    O problema ainda é que estamos formando um bom time, mas falta elenco (que traga o tal do dedé, este atacante do qatar???, o tal do zagueiro da suiça, e renove com o M.Mattos – perder o Mattos e o Arevalo é complicado)

    Quanto à análise, no gol do coritiba o Cortes teve a sua parcela, ficou olhando o atacante passar nas costas do A.C. Este lateral esquerdo até apoia bem, mas deixa muito a desejar na cobertura. Fica dificil termos em campo Lucas na direita e Cortes na esquerda, ou seja, revesamento de marcio azevedo e alessandro ao longo do campeonato.

    abraço

  5. Mais uma boa apresentação e o Botafogo tá se entrosando aos poucos, podendo melhorar mais na frente com todos os jogadores a disposição. Vejo uma linha reta no momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s