Que Renato é esse?

Está prevista para a próxima semana a apresentação oficial de Renato, por enquanto o maior reforço do Botafogo no ano.
No Sevilla, saiu com status de ídolo. Capitão do time, ganhou despedida em alto estilo, com mensagem do presidente, homenagem no site, etc etc.

Ele só poderá estrear a partir do dia 20, decidiu a CBF ao antecipar a janela de transferências. Até lá, continuará a expectativa em torno do desempenho do jogador – confesso que não lembro de nenhuma atuação dele no Sevilla, apesar de ter marcado 42 gols no time espanhol, número alto em se tratando de um segundo volante.

Então, prevalecerá ainda por um bom tempo a ansiedade em descobrir: como jogará o Renato? Como ele vai encaixar no time? Qual será exatamente a sua função? Será uma espécie de maestro, ditando o ritmo do time, como ajudava a fazer nos tempos do Santos 2002? Imagino que uma de suas grandes contribuições estará na qualidade do passe, o que pode ser extremamente útil para acionar jogadores rápidos como Maicosuel e Elkeson e se aproximar do ataque – justo um dos pontos fracos da equipe. Mas ele terá prioritamente funções defensivas? Confesso que não faço ideia – e peço ajuda aos amigos alvinegros que porventura acompanharam a carreira do jogador no futebol espanhol. Mas, de toda forma, não deixa de ser promissor saber que poderemos contar com um jogador do nível dele para a temporada.

Anúncios

8 Respostas para “Que Renato é esse?

  1. É certo que vai adicionar muita qualidade ao passe do nosso meio-campo, só por isso já vale festejar.
    Mas não acredito que ele vá ser um maestro, pois nunca o foi de verdade. No Santos os meias eram Diego e Elano.
    Acho que ele vai desempenhar uma função semelhante a que o Mattos, que deve ser recuado pra 1º volante, faz hoje.
    Só não tenho certeza se ele tem poder de marcação pra jogar na função, pois, vale lembrar que nossos laterais, Lucas e Cortês, são bastante ofensivos e também não defendem bem, portanto precisam ser bem protegidos.
    Trabalho pro Caio Jr…

  2. Eu não tenho idéia, também. Só sei que é uma peça muito boa para o nosso treinador quebrar a cabeça. É um jogador experiente que sabe conduzir muito bem a bola. Isso eu não tenho dúvida, que vai melhorar o passe no nosso meio.

  3. Jefferson
    Lucas
    Antônio Carlos
    Fábio Ferreira
    Cortês
    Marcelo Mattos
    Renato
    Maicosuel
    Elkeson
    Herrera
    Loco

    É um time forte.

  4. Srs. Habilito-me a responder a pergunta, apos breve consulta ao novo “pai dos burros”, Mr. Google.
    Renato chegou ao Sevilla em 2004 e logo na temporada seguinte ajudou o time a sair de uma fila de 58 anos sem titulo ganhando nada mais nada menos que a Copa da UEFA 2005-06. Em 2006, ganhou a Supercopa Europeia (tira teima entre o campeao da Champions League e o campeao da copa Uefa). Na final o Sevilla meteu 3×0 no Barcelona com gol de Renato. Na temporada 2006-2007 o Sevilla foi bicampeao da Copa da Uefa. Em 2007 campeao da Copa do Rei e Super Campeao da Espanha (tira teima do Campeao Espanhol x Campeao da copa do Rei) batendo o Real Madrid. 2009-2010 campeao da Copa do Rei.
    Nos ultimos 5 anos o Renato era o capitao e lider do time. Jogava de meia armador um pouco mais adiantado que no Santos.
    Em sua despedida o presidente do clube entregou uma faixa de capitao e o chamou de eterno capitao e lider.
    Acho que estamos bem servidos, nao?
    Lider e acostumado a ganhar titulos.
    E.Sales

  5. Este Renato que ora chega, deverá ser o equivalente ao Zé-Roberto que chegou ao Santos em 2007. Chegou como um veterano volante e apresentou muito mais que os otimistas esperavam.
    O Renato lutará como um guerreiro que sempre foi, dará equilíbrio e harmonia pelo meio, tem boa chegada no ataque, com chutes fortes e precisos.
    Notas:
    1) O Renato sempre deixou muitas saudades pelos clubes onde passou;
    2) O Renato precisará do BFR para retornar à Seleção e o BFR precisará do Renato para retornar a ser Campeão.
    3) A presença do Renato facilitará a ascendencia dos Dentes de Leite do BFR .

    Saudações Gloriosas!

    Cléto Martins

  6. Pena que o Renato só poderá estrear logo após o jogo contra os mulambos, mas a tempo de pegar o Grêmio e o São Paulo, em sequência, duas pedreiras.

  7. poxa… o Elkeson jogou muito ontem!!!
    e aquele Galhardo entrou muito bem tb…
    o Bruno Cortês eh bastante habilidoso…
    soh falta o Mago voltar a sua melhor forma, e o Loco voltar logo tb.
    e tb o Renato etc…
    creio q jogaremos de = pra = com qualquer time.

  8. Temos três bons volantes de marcação no momento: Marcelo Mattos, sempre regular, Arévalo Ríos, em fase de adaptação ao futebol brasileiro e o Lucas Zen que vem se mostrando um bom jogador e com uma habilidade surpreendente para a nossa limitada categoria de base. Temos que recuperar o Somália que é realmente um jogador versátil e que será muito usado no BR-11.

    Mas não temos um pensador no meio de campo alvinegro! Everton é jogador de velocidade, de contra-ataque e não é criativo. O Elkeson funciona bem perto da área. O Maicosuel pode até ser esse jogador, mas não pode jogar sozinho. Acredito que o Renato irá se encaixar assim. Ele pegou experiência no futebol europeu e não devemos achar que ele é o mesmo jogador que deixou o Santos em 2004.

    http://generalseveriano.wordpress.com/2011/06/04/em-busca-do-equilibrio-perdido/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s