Vasco 2 x 0 Botafogo: Mais do mesmo

Antes de mais nada, dois lembretes: o primeiro, já escrito aqui antes do início do campeonato, é que o único time que precisa desesperadamente ganhar esse estadual é o Vasco, pois não dá uma volta olímpica há 348 anos e, pior, ganha os clássicos quando não valem nada e, invariavelmente, perde para o Botafogo ou para os urubus quando chega a hora da decisão, levando sua torcida à loucura. Tem sido assim nos últimos anos e nada leva a crer que mudará. Torço até para que, numa eventual decisão com o Império do Mal, eles parem de tremer e imponham a segunda derrota consecutiva ao bando da Gávea – como nós fizemos ano passado. Mas, bem, isso é problema deles, com as suas imensas carências. Temos que colocar ordem na nossa casa antes de palpitar sobre os infortúnios alheios.

Para nós, a competição estadual seria importante para montar a base para o Brasileirão e privilegiar a Copa do Brasil. Só que, para isso, seria importante ter um técnico minimamente competente e disposto a trabalhar com afinco.

Aí vem o segundo ponto que não pode ser ignorado: para o Brasileirão, ainda teremos Maicosuel e Fábio Ferreira. E hoje não tivemos Bruno Tiago (sim, ele fez falta) nem Antonio Carlos. Fomos com uma zaga reserva – deu no que deu: João Filipe e Márcio Rozário, esforçados no primeiro tempo, decisivos nas falhas grotescas no primeiro e no segundo gol do Vasco.

Aí que está a diferença entre um bom e um mau técnico.

Quando Muricy foi perdendo Emerson, Fred e outros ao longo do Brasileirão, o time não parou de pontuar nem de ganhar. Assim, ele garantiu o título.

Já com o Joel estamos sempre no limite – como não há treinamento tático nem técnico, somos reféns dos brilhos individuais de jogadores.

Dessa vez, por exemplo, o Botafogo teve oito longos dias antes do clássico. Só que se iludiu por conta da boa atuação no jogo-treino contra o Americano (!), e, pronto, se acomodou. De novo, o meu time nada apresentou de consistente e o goleiro, pela enésima vez, foi o melhor em campo. Everton com a camisa 10 estava tão sumido quanto Lucio Flavio. Sim, meus amigos, Renato Cajá está fazendo falta.

Pior: os laterais deixam enormes flancos nos lados e são muito irregulares. Especialmente Márcio Azevedo, ainda muito lento, bem inferior em mobilidade e técnica ao Marcelo Cordeiro, e péssimo na marcação.  Resultado: um time exposto, mesmo montado defensivamente.

Há algo de muito errado, certo?

Claro que há, e já sabemos disso há tanto tempo que não vou mais me repetir por aqui. Mais do mesmo. Bate um desânimo, especialmente por saber que a diretoria alvinegra não tem grana nem vontade política para pagar a multa rescisória do Natalino. E também por perceber claramente que alguns jogadores, como o Loco, têm expressado o desânimo também dentro de campo.

E queria dizer que, mesmo dentro da sua mediocridade, o Joel está cada vez pior. Suas substituições foram inexplicáveis, expondo o time de uma só vez e montando, em determinado momento, um esquema com dois zagueiros, três volantes e quatro atacantes – um bando completamente desordenado, batendo cabeça a cada ataque. Mesmo assim, foram esses jogadores (talvez por conta da expulsão do Joel) que conseguiram criar alguma coisa no final da partida e ameaçar o gol do Prass. Nada demais, todavia.

E, se o Joel tivesse um mínimo de decência e compostura, pediria demissão logo após a partida e cavaria sua ida para as Laranjeiras. Mas não, pelo que constam alguns relatos, ele preferiu chamar alguns torcedores “pra porrada”.

Mais uma prova que Joel Natalino Santana é indigno de treinar um clube com a tradição e a história gloriosa do Botafogo de Futebol e Regatas. Quantas provas a mais serão necessárias antes da diretoria tomar a providência que deveria ter sido tomada desde o fim do ano passado?

Foto: Lancenet!

Anúncios

15 Respostas para “Vasco 2 x 0 Botafogo: Mais do mesmo

  1. …Cansei! Vou fazer algo melhor aos domingos e quartas. Vou pro cinema ver filme de terror sem torcer e sem me iludir.
    E.Sales

  2. Acredito tb que, como o Loco tem autoridade de lider sobre os colegas e tb é contra as táticas de Joel, tende-se a criar um clima de divisão e portanto de pouca produtividade: Qdo se é obrigado a fazer aquilo que vc é contra, vai fazer mal feito.
    Estou certo ou estou errado. !!!

  3. Este foi meu presente de aniversário: Nem tanto a derrota, mas a (falta de) perspectiva que se abre para nós. Achar que nada está perdido porque Maicosuel vai voltar? Olha que o peso nas costas dele pode causar outra contusão (toc, toc, toc)

    E só tenho uma única observação a fazer: TIVEMOS UMA SEMANA SÓ PARA TREINAR, SEM JOGOS.

    • Ana, feliz aniversário em 2012! Por que esse, realmente, foi de lascar – mas inteiramente previsível, não? Pois é, tivemos uma semana inteira pra treinar e nada mostramos. Que time pessimamente treinado. E você tem razão – pobre do Maicosuel de carregar toda essa expectativa. E o tal do Everton, meu deus, que bolinha ridícula!

  4. Rapaziada, não nos iludamos. O Joel é péssimo, todos sabemos. É apenas um motivador. Mas, acima de tudo, o que falta ao Botafogo é TIME. O nosso é medíocre !!! Quem viu o Márcio Azevedo jogando no Atlético-PR e vê agora acha que não é o mesmo jogador. A zaga é uma piada. O Herrera no ataque não acerta uma. O Éverton até que é razoável, mas está sozinho. Ou seja, enquanto não houver contratações de peso, e eu acho que não vai haver, o sofrimento é certo. Será que o clube está tão mais falido que os outros para só contratar perna-de-pau ?

  5. Cara não estou defendendo o Joel, mas …

    Os gols do Vasco foram muito mais de falhas da dulpa de zaga do que qualquer outra coisa. Treinamento é uma coisa; ensinar a jogar é outra. Faltam opções.

    Botafogo não jogou tão mal. Foi perigoso e atacou. Mas falta um camisa 10. Pena o clube não ter dinheiro. Maicosuel é um excelente 11, mas não um camisa 10, um cérebro da equipe (como o Felipe o foi neste clássico).

    Abraço.

  6. Alô, organizadas! Vamos acordar essa diretoria!

    Ninguém aguenta mais esse futebol horrível!

    Se a diretoria não respeita nós torcedores, as organizadas precisam ir ao encontro dela.

    Tem que fazer manifestações e já!

  7. Marcelo,
    Esses imbecis (Omisso Comissão Pinóquio, André Silva, mulambo Anderson Barros e a lenda), estão nos afastando do nosso amado Botafogo!
    Qualquer treinador razoável, com esses mesmos jogadores, faria melhor que a lenda. Qualquer um treinador conseguiria tirar mais proveito desses mesmos jogadores. Os caras não esqueceram de jogar bola ou jogaram melhor nos times anteriores.
    Não podemos acreditar no que a “frapress” quer nos passar ou vender!
    Como demora 2012!!!

    Abs e Sds, Botafoguenses!!!

  8. Ricardo Ferretti de Oliveira, mais conhecido como Ricardo Ferretti (Rio de Janeiro, 1º de abril de 1958), é um técnico de futebol e ex-futebolista brasileiro, que jogou no Botafogo, Vasco, Bonsucesso, entre outros.

    Como treinador, treina atualmente o Tigres, do México.

  9. Concordo com o que você colocou. Quero só lembrar algo – mesmo que seja xingado por aqui! O Everton não irá solucionar o problema de criação do meio de campo do Botafogo! O Everton é jogador de boa técnica e muita velocidade que precisa de alguém para dialogar nesse deserto que é o meio campo do alvinegro!

    E isso acontece desde os tempos de Estevão Soares! Um armador apenas não resolve! É só ver a escalação dos outros times! Precisamos entrar com dois jogadores de criação!!!

    O Lucio Flavio já entrava em campo marcado, o Cajá também e agora é a vez do Everton… É mole para o treinador adversário anular o Botafogo! Marca o 10 e pronto! Os laterais não atacam e também não possuem criatividade nenhuma! Os volantes tem medo de arriscar subidas e só o Marcelo Mattos tem coragem e categoria para subir ao ataque!

    O Joel caiu, beleza. Mas se o novo treinador continuar a escalar apenas um meia… Tudo será como antes! Podem colocar o Messi nesse time que nem assim vai dar jeito! Ele vai receber passes precisos do Iniesta? Vai tabelar com o Xavi? Terá o Villa para abrir buracos na zaga?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s