A despedida de uma alvinegra

Da edição dessa quarta-feira da Folha de S.Paulo:

O adeus de Maria Magdalena, que

trabalhou 69 anos pelo Botafogo

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Maria Magdalena Pinto Velloso sempre morou em Botafogo, zona sul do Rio. Sua família, botafoguense, falava o tempo todo do time. Quando surgiu a chance, ela virou secretária do clube, de onde foi, até quinta, a funcionária mais antiga, com 69 anos de serviços prestados.
Sua vida só não continuou uniforme em se tratando de futebol porque ela se casou com um flamenguista roxo.
Mas isso não foi problema. Com Wilson, comerciário, ela ficou casada por quase 50 anos, até 2009, ano da morte do marido. Nunca brigaram quando os times se enfrentavam. O máximo que havia era tirar sarro do derrotado.
Dona Magdalena entrou no Botafogo em 1942, para substituir uma amiga que tirava licença. No começo, dividiu-se entre o time e o serviço de secretária num colégio.
Como eram poucos os departamentos no início, fazia de tudo. Já cuidou até de contratos dos jogadores e conheceu muitos deles, como Garrincha, Zagallo e Jairzinho. Atualmente, era secretária do conselho deliberativo.
Muitas vezes, atendendo a pedidos de amigos, levava até os jogadores a camisa do time para que fosse autografada. Para si, não pedia nada.
Dizia que só continuava trabalhando pela alegria que sentia no clube. Mesmo internada após passar por cateterismo, queria que lhe dessem alguma ata para ela fazer.
No domingo, antes de Botafogo e Flamengo, houve um minuto de silêncio. Ela morreu na quinta, aos 88, após parada cardíaca. Deixa dois filhos e três netos. A missa do sétimo dia será amanhã, às 18h, na igreja São João Batista, Botafogo, Rio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s