Esqueceram de combinar com o Inter (II): A Crônica do Pereirão

Esqueceram de combinar com o Inter (II)
C.Pereira

Já se disse que o pessimista começa errado porque é… pessimista. Tudo bem, mas ser otimista demais também é um erro que, de vez em quando, se comete na vida em geral e no futebol, em particular.
Refiro-me às declarações cheias de otimismo dos jogadores e do técnico do Botafogo antes da partida de domingo contra o Internacional. Depois da vitória do sábado do Grêmio ante o Atlético Paranaense.o que se ouvia no Engenhão, em uma quase festa com mais de 20 mil torcedores, foram entrevistas em que não se falava de outra coisa a não ser dos 3 pontos que chegavam a ser tidos como favas contadas, até porque o colorado gaúcho entrava em campo com um time de reservas.
Até eu, que aprendi a ser cético quando se trata de coisas do Botafogo, resolvi assumir, de véspera, o ar de superioridade de que falava o mestre Nelson Rodrigues ao tratar do seu Fluminense e considerei que o Fogão, aí, pelas 7 da noite estaria em 4º. lugar, a um pontinho do Cruzeiro.
A ilusão se desfez quando o telefone tocou e Marcelo  informou, meio tristonho e totalmente decepcionado, que o Botafogo acabara de perder para o time reserva do Inter. Eu, antes que ele me desse a notícia, ainda arrisquei:
– Como é, terminou no 0x0? Indaguei porque era o resultado do primeiro tempo.
Mas, que nada! No segundo tempo, o time levou dois gols meio bobos com a defesa aparvalhada e não ser uma bola na trave de Fahel, no fim do primeiro tempo, pouco rendeu a equipe (mal) armada pelo empavonado Joel Santana que, uma semana antes, deixara o time viajar sozinho para Fortaleza e ficou no Rio  a deitar falação no Bem, Amigos e já começava a fazer beicinho para renovar o contrato.
Enfim, pelo que soube e li (todos sabem que não assisto mais aos jogos do Botafogo!), foi uma derrota merecida de um time que, em casa, parece jogar menos do que quando atua fora.
Nos últimos três jogos, empatou dois (com o Avaí e com o Ceará) e perdeu para o Inter – assim fica difícil lutar por uma vaga na Libertadores…
Para resumir: a festa do Botafogo domingo no Engenhão, estava preparada com  todos os ingredientes: casa quase cheia, torcida vibrando, e o otimismo na face de todos.
Só faltou uma coisa, importante e fundamental, que nos faz remeter ao grande Garrincha que, no jogo contra a Rússia, na Copa de 58, perguntou ao sonolento técnico Vicente Feola, quando orientado como deveria fazer para passar pelo lateral esquerdo soviético e centrar para a cabeçada de Vavá:
– Tudo bem “Seu” Feola, mas já combinaram com os russos?
Pois é, meus amigos, nesse domingo, os botafoguenses  esqueceram o principal –  combinar com o Inter…
P.S. – Esta crônica é quase uma repetição de outra, publicada neste mesmo espaço em 16/09/08. Os adversários eram os mesmos – Botafogo x Internacional, o jogo foi no Engenhão com mais de 30 mil torcedores e, naquele dia, o Botafogo perdeu por 2×0. Se tivesse vencido aquele jogo, o alvinegro teria ficado em 3º. lugar, a 4 pontos do líder. Realmente, há coisas que só acontecem (e se repetem) com o Botafogo…

Anúncios

3 Respostas para “Esqueceram de combinar com o Inter (II): A Crônica do Pereirão

  1. Pereirão,
    A sua crônica serve para todos os jogos que perdemos o estadual para o lixo molambo. Serve também para as derrotas e vexames que passamos na Sul Americana (River) e Copa do Brasil (Americano e Santa Cruz).
    As declarações e a preparação que antecederam a esses jogos ou qualquer outro decisivo são idênticas.
    Fora quarteto trágico ou cavaleiros do apocalipse e dirigentes medíocres!

    Abs e Sds, Botafoguenses!!!

  2. pereirão,
    eu considero o senhor um ser superior: queria eu bater na mesa e falar que não assisto mais às palhaçadas que são os jogos do botafogo.
    já falei isso várias vezes e percebi o quanto sou um homem de não cumprir com sua palavra.

    pereirão e pereira,
    o que se viu no engenhão neste domingo foi uma verdadeira vergonha.
    mas, claro, vergonha da torcida porque esse bando, com raríssimas exceções, está pouco se lixando.

    não me considero um torcedor pessimista mas não culpo quem o seja quando o assunto é botafogo.
    depois de domingo, quem poderá culpar?
    é melhor do que viver em um mundo de ilusão e acreditar que a vaga na libertadores deveria ser comemorada como um título, pensando em “ah, ano passado, neste momento, estaríamos desesperados” ou, talvez, “é a melhor campanha dos últimos anos”.
    quem pensa assim deveria torcer para outro clube.

    um abraço

  3. Comprei passagem e estadia para Botafogo X Gremio Genérico.
    Não vou negar que também fui otimista, pois quando fechei o pacote para minha familia (eu, esposa, dois filhos e nora), achei que sería e´spectador privilegiado da classificação antecipada á Libertadores. Venceríamos fácil pelo menos dois dos tres jogos (Avaí, Ceará e Inter B). Com seis pontos na sacola, poderíamos empatar ou perder um dos jogos e chegaríamos ao jogo em pauta prontos para celebrarmos a classificação.
    Teríamos hoje 4 ou 5 pontos a mais do que os míseros 56. Hoje seríam 60 X 57 do Gremio e 56 do Cap. Mais 3 contra o Genérico, 63. Tchau gauchada!
    Sonho meu! Os empates com os péssimos Avaí e Ceará e a derrota para o Inter B, não deixam esperanças de estarmos no G4.
    Mesmo assim, vou ao Engenhão e só vou vaiar o time no final do jogo.
    Da minha entrada até os 90min, vou aplaudir, cantar e rezar por um bom resultado. Não torço pelos jogadores que vestem a camisa do Botafogo hoje.
    Nem pelo Joel e muito menos pela diretoría e pelos empresários que nos impõem ridículas contratações.
    Torço pelo Glorioso, não importa quem o represente. Torço pelo alvinegro mesmo que com alguns desinteressados e/ou irresponsáveis jogadores.
    Sou sou sou Bo ta fogoooo!!!
    No final, vaiarei ou aplaudirei de acordo com a minha avaliação do espetáculo e seus protagonistas.
    Até Lá!
    E.Sales

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s