Faça a sua parte, Joel

De forma inteligente, a diretoria alvinegra lançou nessa terça-feira a campanha “Arrancada final”, relacionando sete motivos para a torcida comparecer ao Engenhão (Stadium Rio é o c**!) no próximo sábado. Eis os itens, copiados do site oficial do clube:

1 – O Botafogo está a apenas um ponto do G-4 e a nove da liderança do Campeonato Brasileiro.

2 – Volta do G-4

3 – Com estádio cheio, o Botafogo não perdeu

4 – Nesta mesma fase do Brasileiro, no primeiro turno, o Botafogo iniciou sequência que o levou às primeiras colocações. Diante do Vitória, o time começou a série de cinco vitórias seguidas.

5 – Poder de superação: o Botafogo, quando precisou mostrar força, como no Campeonato Carioca, conseguiu, sagrando-se campeão. O elenco já deu uma volta por cima este ano.

6 – O Botafogo tem um goleiro de Seleção Brasileira.

7 – Referência do ataque, Loco Abreu tem feito gols e cresce nos momentos decisivos. Nos últimos dez jogos, marcou sete gols.

************

Bem, esses são os argumentos da diretoria  – alguns mais fortes, outros menos empolgantes. Mas todos pertinentes.

O que está omitido é que ao menos três jogadores fundamentais para a primeira arrancada alvinegra estarão ausentes no sábado: Maicosuel, Fábio Ferreira e Antonio Carlos (Herrera também está fora, mas seu desempenho no Brasileirão foi bem irregular).

Então, o tal do item 5, “Poder de superação”, terá que ser utilizado em dobro a partir de sábado. Para isso, contudo, é necessário que o treinador alvinegro faça a sua parte. E ele também deveria seguir sete itens para obter os três pontos de forma satisfatória. Eis a cartilha do Joel:

1. Exija de seus jogadores uma vitória convincente, categórica, como foram os confrontos contra São Paulo e Atlético-MG no Engenhão.

2. Se não tiver que ser com categoria e autoridade, exija que eles só saiam do gramado se tiverem certeza que garantiram os três pontos e que os seus companheiros fizeram o mesmo. Traduzindo: falhas individuais e descuidos com vantagem magra no placar, especialmente nos minutos finais, não serão perdoados.

3. Jogue como time grande dentro de casa. Parta para cima do adversário, mantendo ao longo de toda a partida o maior tempo da posse de bola.

4. Pra que o item 3 tenha êxito, não hesite em barrar Lucio Flavio para colocar o Renato Cajá em seu lugar. Com LF em campo, o Botafogo simplesmente não consegue ganhar por conta do que já sabemos: ele é um omisso ofensiva e defensivamente, começamos a perder o meio com a presença dele em campo.

5. Nada de três zagueiros mais dois volantes contra o Vitória. Tudo bem que eles têm um atacante rápido (Junior), mas convenhamos: eles lutam para não cair. Nós lutamos pela Libertadores. Quem é que deve jogar na retranca?

6. Não utilize o Caio como ala. Deixe, AO MENOS EM UMA PARTIDA, ele entrar como segundo atacante, caso o Jobson esteja cansado. Ou simplesmente o deixe no banco. Mas não faça o previsível, mandando ele entrar aos 15min do segundo tempo para atacar, defender, passar, cozinhar, lavar roupa e comprar cigarro na esquina. Ele vai cair de cansado, e a gente vai passar raiva de novo.

7.  Treine, ao longo da semana, VARIAÇÕES para o jogo. Se você continua insatisfeito com o Cajá, por que não entrar com o Edno de primeira, formando o ataque com Loco e o Jobson? Pra que esperar até os 30min do 2o tempo? Custa ao menos fazer um treinamento levando em conta essa possibilidade?

Certamente os amigos alvinegros terão outras sugestões, muito mais pertinentes do que as minhas. Mas o que importa reforçar nesse momento é o seguinte: a diretoria, bem ou mal, está fazendo sua parte ao convocar a torcida. Mas os torcedores, com a ausência de alguns dos principais pontos de referência, também precisam de um estímulo vindo da comissão técnica para embarcar no clima de Arrancada Final proposto pelos marqueteiros alvinegros.

Porque todos sabemos que a tabela não é tão difícil daqui pra frente – com exceção do último jogo, contra o Grêmio no Olímpico, são todos confrontos em que podemos vencer – e na maioria deles, teremos a obrigação de vencer. Então as chances de alcançar o G4 realmente não são reduzidas.

Mas, para isso, é preciso que a comissão técnica também passe motivação para a torcida. Nesse jogo de sábado, se tiver problema com o juiz, não queremos lamúrias nas entrevistas pós-jogo, mas um time capaz de superar esses obstáculos DENTRO DE CAMPO. Anulou um gol? Faça outro. Impedimento? Vamos atrás de um outro lance, e por aí vai. Claro que não é simples, mas convenhamos, estamos jogando em casa, e contra um dos times que estão na parte de baixo da tabela.

NÃO HÁ DESCULPAS. VITÓRIA É OBRIGAÇÃO.

Faça a sua parte, Joel. Se os três pontos forem conquistados no sábado, tenho certeza que também faremos a nossa parte até o fim do campeonato.

Anúncios

6 Respostas para “Faça a sua parte, Joel

  1. Eu não tenho outras sugestões…Penso exatamente igual a vc…Exatamente….
    E que raiva do nosso camisa 10!

  2. queria que fosse verdade, mas não acredito que daqui por diante o Joel vai fazer tudo aquilo que já cobramos a alguns meses….ele é teimoso e vai seguir fazendo as coisas conforme vem fazendo, pois é um técnico linitado, que só sabe fazer isso e nada mais….

    se o time conseguir a vaga na libertadores, garanto que será mais por mérito dos jogadores, do que pelas mãos do Joel…

    abraço!!

  3. Pingback: Tweets that mention Faça a sua parte, Joel | Fogo Eterno -- Topsy.com

  4. belo texto, marcelo!
    mas eu prefiro não esperar pela parte do joel porque ele não fará isso.
    prefiro acreditar na força da nossa camisa, que os mestres imortais farão que elas superem os times adversários e, principalmente, os adversários internos…

    abraço

  5. Seu texto contempla o meu pensamento: chega de retranca em casa!!! Chega de desculpas!!!! Espero que o Joel nos surpreenda contra o Vitória…

  6. Só tenho medo do excesso de confiança do Botafogo. Jogo se ganha em campo, não com palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s