Crônicas do Pereirão: Uma hora de emoção

O FogoEterno, sem o uso de verbas públicas nem adiantamento do Clube dos 13, conseguiu orçamento extra e providenciou o envio para o Pereirão de uma cópia do DVD com a conquista do campeonato carioca, lançado pelo GloboEsporte. Em troca, recebeu uma crônica inspiradíssima, que reproduzo abaixo e destaco, de cara, uma frase: “Futebol só é bom porque existe o Botafogo”. Boa leitura a todos!  

Uma hora de emoção

C. Pereira

Os Correios atrasaram uma semana, mas bem que valeu a pena ter esperado a encomenda que o filho de Brasília me mandou. O envelope pardo atrasou no caminho, mas o seu conteúdo (do qual eu não sabia o teor) não poderia ter sido melhor. Foi um presente de Natal antecipado, daqueles que a gente jamais esquece – tenha 7 ou 70 anos. Ao abrir o envelope e dar de cara com uma revista e com um DVD do Botafogo, campeão carioca de 2010, me vi com um presentão e me senti um pai feliz. E, nessa noite, deleitei-me durante uma hora inteirinha com a história do título obtido este ano pelo Botafogo. E me deixei tomar pela emoção, primeiro pela frase antológica de Armando Nogueira “Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela” e nos momentos seguintes pelos depoimentos do técnico Joel, de Loco Abreu, Herrera, Caio, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro – todos dados com a alegria do êxito e com a emoção da conquista.

Ao longo dos 60 minutos do DVD, não pude deixar de me arrepiar com o hino do clube “Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém…”, quase fui às lágrimas com milhares de vozes entoando “E ninguém cala esse nosso amor” e o velho coração bateu meio descompassado no gol de penalty do Loco contra o Flamengo, igual ao que ele repetiu no jogo do Uruguai, na Copa da África do Sul – até parecia que o lance era ao vivo… Enfim, meus amigos, para mim que sou torcedor setentão, dos quais sessenta dedicados ao Glorioso, foi uma hora de enlevo que me fez relembrar os melhores momentos que presenciei ao longo desse tempo: os endiabrados dribles de Garrincha, a elegância de Nilton Santos, as folhas secas do mestre Didi, os passes de 40 metros de Gerson, as arrancadas fenomenais de Jairzinho, o toque de classe de Afonsinho, o oportunismo de Amarildo, os marcantes gols de Túlio, o gol de Maurício no campeonato de 1989 e por aí vai… Voltei no tempo e me vi num domingo de sol em 1968, no meio de milhares de alvinegros na arquibancada do Maracanã lotado, a vibrar com os 4×0 que sapecamos no Vasco da Gama e que nos deu o título de campeão – comemorado no Canecão com Beth Carvalho enrolada na bandeira alvinegra a cantar o hino do Glorioso. Agora, a emoção foi outra, mas continua sendo muito parecida, até porque o futebol só é bom porque existe o Botafogo – esta instituição que faz sofrer, que dá alegria, que emociona e que nos mantêm apaixonados pela estrela solitária.

 Comecei com a citação de Armando Nogueira e termino homenageando o remetente da encomenda, o meu filho de Brasília que teve o cuidado de escrever, numa folha de papel almaço, uma frase lapidar:

 – Pai, esses jogos você pode ver sem ficar nervoso, pois já sabemos os resultados…

 Obrigado ao Botafogo e a você, Marcelo, por mais essa alegria que chega junto com a emoção cada vez mais renovada de ser Botafogo!

C.Pereira é jornalista e alvinegro, não necessariamente nessa ordem. Em recente visita ao Santiago Bernabéu, foi provocado pelo FogoEterno a procurar a diretoria do Real Madrid e tentar a troca do Özil pelo Fahel. Até agora não obteve resposta.

 

2 Respostas para “Crônicas do Pereirão: Uma hora de emoção

  1. ótimo texto…parabéns ao Pereirão pela originalidade em suas palavras e por este sentimento único com o nosso amado Botafogo…

    abraço!!

  2. Pereira e Pereirão,
    Parabéns e obrigado Botafogo!

    Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Deixe um comentário

