Santos 0 x 1 Botafogo: A estrela sempre brilha no Pacaembu

Poderia ter sido só mais um jogo do Brasileirão. Mas o Pacaembu sempre guarda algo especial para o Botafogo. Até porque lá está o Museu do Futebol, onde Garrincha e Nilton Santos têm o destaque merecido. E porque foi lá também que conseguimos nossa maior conquista em 1995.

E foi com o espírito dos campeões brasileiros, como lembraram os alvinegros que compartilharam sua alegria pós-jogo via Twitter, que o Botafogo conquistou a sua vitória mais importante no Brasileirão 2010.

Tivemos Jefferson em noite de Wagner: série de defesas dificílimas, duas em bolas usualmente consideradas indefensáveis.

E tivemos também Loco Abreu em noite de Túlio Maravilha. Surpreendendo a todos ao fazer um golaço, de categoria e frieza, no último minuto do tempo regulamentar.

Se continuarmos com a comparação, Marcelo Mattos teve noite de Leandro Ávila, incansável na marcação e na atenção – salvou um gol em cima da linha. Renato Cajá fez boa partida, na linha do motorzinho Sergio Manoel. Maicosuel não foi tão bem, então pode ser o Beto, e o Jobson, mesmo ausente (e como fez falta, especialmente no primeiro tempo) é o Donizetti.

Perdoem a ausência de uma análise mais fria do jogo, mas essas vitórias valem muito mais que três pontos. Só pra vocês terem uma ideia, após o gol do Loco, houve uma série de aplausos de torcedores de outros clubes no lugar onde eu estava. Muitos conhecidos vieram me cumprimentar, dizendo: “Que golaço! O Loco é o cara!” “Esse Loco tem estrela!”.

E eu, ainda atônito e já eufórico, só podia concordar com eles.

Obrigado, Loco Abreu.

Obrigado, Jefferson.

Obrigado, Botafogo.

Por transformar um jogo rotineiro numa noite memorável. E inscrever mais uma página gloriosa na história dos confrontos dos dois maiores clubes brasileiros do século 20.

PS: E o Neymar, hein? Muito bem marcado o tempo inteiro. E no segundo tempo foi desarmado três vezes pelo Alessandro. Como diria o Milton Leite, que beleza…

PS II: O gol do Loco aumentou em 10 mil pessoas a minha previsão de público no Engenhão para o próximo domingo.

Acréscimo do meio-dia: Capa de todos os jornais especializados, principal assunto nos noticiários esportivos, comentários na banca de jornal, na repartição, no consultório médico… o gol do Loco é o assunto do dia, e não só entre os botafoguenses, trazendo mídia espontânea – e positiva – para o Botafogo (ao contrário do artilheiro grená, que criou uma crise com o departamento médico de seu clube). O uruguaio, de novo, é a estrela.

22 Respostas para “Santos 0 x 1 Botafogo: A estrela sempre brilha no Pacaembu

  1. Minha pressão está normalizando agora. Nunca tomei uma bronca da patroa com tanta alegria. Pulei contento o grito, mas msmo assim, assustei meu pequeno botafoguense q hj nao conseguiu assistir o jogo comigo, ele dá sorte, senti falta do meu Gabriel hj, mas ainda assim a sorte veio. Veio Louca, mas veio. Que gol! Que gol não! Que GOLAÇO! Esse louco do Loco Abreu, anda tentando matar muito botafoguense do coração. Mas sinceramente, assumo o risco, pode tentar me matar quantas vezes quiser, desde q coloque a pelota lá dentro como hj. Quinta feira linda! Abraços Gloriosos!

  2. Comi peixe na quarta, comi peixe na quinta. Assisti o jogo comendo peixe. Como é bom BOTAFOGO NO PEIXE!
    Para dormir, vou de suco de Cajá!
    Saudações Alvinegras.
    Cléto Martins.

    Notas:
    1) O Loco entrou bem. Quase fez um belo gol de cabeça. Acabou conquistando os preciosos 03 pontos com um golaço!
    2) O Cajá e o Marcelo Mattos articularão muito pelo meio.
    3) Em virtude de sua deficiencia técnica, o Fahel deve se limitar a reserva de zagueiro. Só pode passar do meio campo, em uma condição: cobrança de escanteio, com bola aérea.
    4) Passo a bola. Quem se dispõe a comer bambi no sábado e no domingo?

  3. sensacional o meu Botafogo!!!
    olha, concordo com quase tudo o que vc falow menos da parte que se refere ao maicosuel… acho que ele jogou muito bem… fez boas jogadas, marcou, correu, perdeu jogadas, enfim, quando ele foi sacado para a entrada do Loco, até perdemos um pouco de posse de bola… mas… Loco retribuiu a altura e marcou um golaço!!! bom, liguei pro edinho hj e praticamente garanti meu ingresso-viagem para ver o fogão em goiânia…
    e pensar o que seria se tivesse o Somália e o Jóbson…
    abraço e saudações…

  4. Vc não achou o Loco – como direi – meio triste depois do gol? Reflexo da reserva?

  5. Galera, fui ao Pacaembú com minha familia e amigos ainda ressabiado com o resultado do jogo contra o Grêmio. A minha espectativa/torcida era que o santos mantivesse os altos e baixos de depois da saída de alguns jogadores e principalmente da ausencia do Ganso.
    O que ví foi:
    O pequeno espaço reservado para a torcida do Botafogo totalmente preenchido pela Furia, Botachopp, TJB etc. E várias familias botafoguenses radicadas em sampa, que nem a nossa.
    O Juiz caseiríssimo invertendo faltas a toda hora. Os bandeiras idem.
    O Botafogo retraído nos primeiros 15 a 20 min e depois tomando conta do jogo com muito toque de bola e muita dedicação.
    Ressalto a segurança da zaga incluindo desta vez dos laterais, muito embora estes errem sempre o passe na saida de bola e os cruzamentos. Todos.
    M. Matos e Guerrero incansáveis na proteção da zaga e Fahel, destoando como de hábito.
    Na frente o Mago sem criatividade e insistindo em dribles curtos e fáceis de desarme.
    Vocês podem achar que pego muito no pé dele, mas é que a espectativa gerada em seu retorno e principalmente o preço pago justificaríam atuações melhores e mais decisivas. Dá pinta de mascara. Espero e torço desesperadamente que eu esteja errado. O Cajá ontem foi muito melhor. Mais eficiente no passe, mais eficiente na recomposição do meio e mais perigoso ao se lançar. Sei que não é sempre assim, mas ontem foi.
    Na frente o Herrera brigador de sempre, isolado.
    No segundo tempo, o controle do jogo continuou nosso e as entradas do Caio,que a cada dia justifica mais o nome)e Edno,que está com uma bunda pesadíssima,não alteraram o quadro da partida, pois o santos errava demais.
    Aí entrou o Loco.
    Prá quem é mais velho ele lembra o Ferreti ou melhor o Fischer “el lobo”.
    É só entrar e o placar muda. O jogo muda, pois ele impõe respeito e enche o saco do adversário, além de ter um faro de gol incrível.
    Não é um craque habilidoso, mas decide sempre.
    Vaias para Joel ao insistir no Fahel e pela covardia de entrar num 5-4-1.
    Parabéns Joel pela ousadia de trocar o Mago,que ele volte, pelo Loco e que ele fique.
    Vamos pra cima dos bambi.
    E.Sales

    • Belo relato, E.Sales!
      Também acho que o Maic precisa render mais pra justificar o altíssimo investimento. Mas ainda acho que é uma questão de tempo – ele foi muito bem no primeiro tempo contra o Grêmio, por exemplo, mas depois sumiu por conta da ausência de um melhor condicionamento físico. Legal você ter destacado o Cajá – também achei que ele fez uma grande partida, distribuindo o jogo com inteligência e colocando o LF definitivamente como a última opção do banco.
      E que inveja de você ter visto ao vivo esse golaço do Loco! Guarde o ingresso desse jogo, já entrou pra história!

  6. Marcelo,

    Usei uma foto sua para ilustrar a matéria sobre o Engenhão.

    Algum problema?

    Um abraço,

    Christian

  7. obrigado, jéfferson!
    pra mim, o cara do botafogo.

    minha mulher tá puta comigo até agora pelo grito e pela noita mal dormida que tive, virando de um lado pro outro.

    culpa do loco e do jéfferson, eu falei pra ela.
    colou?
    acho que não.

    abraço

  8. O Cajá de ontem, esteve próximo do Cajá da Ponte Preta.
    Ontem, ele esteve no limite da exaustão. O Cajá qualifica o toque de bola e articula muito bem com o Maic.

    Loco. É infinitamente mais produtivo em campo que o Fahel, tanto taticamente, como técnicamente.

    Saudações Gloriosas.

    Cléto Martins

  9. Só faltou dizer que o gol do Loco Abreu foi um dos mais bonitos (senão o mais!) do atual campeonato. E, melhor ainda, aos 45 do segundo tempo…

  10. Marcelo, dia 09 de setembro eu estava no Rio e é o dia do aniversário de minha Mãe. 87 anos muitíssimo bem vividos e comemorados. Até quando não vou do Acre para o Rio a torcida Botafoguense manda um represente pelo terceiro ano seguido. Ricardo UERJ, da Comunidade Os 18 da Kombi.
    Aí atrasou o “parabéns prá você” porque estávamos no Ap de minha irmã, no andar de baixo, sofrendo com o Botafogo. Findo o jogo subimos as escadas em um meio trenzinho aos gritos de Foooooooooooooogoooooooooooo !!
    Porém ontem no Aeroporto de Brasília aguardando uma conexão para Rio Branco quase dei um vexame. Após ver o gol do Loco ser repetido várias vezes pela Aero Channel em um momento de distração quase gritei goooooooooooollllllllllllllllll.
    Abraços,
    Luis Celso

  11. Pingback: Loco Abreu: Bota fogo nisso! « O Glorioso

  12. Marcelo,

    Você poderia ampliar esse seu texto e fazer uma comparação entre o Bota 95 e esse time Campeão Carioca 2010!

    Um abraço,

    Christian Jafas
    http://generalseveriano.wordpress.com/2010/09/11/loco-abreu-bota-fogo-nisso/

  13. Goataria de ver a torcida do BFR cantando uma versão da música Palco de Gilberto Gil. A letra fala de fogo eterno. Abraços, DM.

  14. meu nome e manuela gostaria de faze uma supresa pro meu imão victor. que e duente pelo botafogo e adora o loca brel e e loco para asisti o jogo do botafogo no estajo porque ele so assiste na televisão. vou fala um pouco da vida do meu irmão victor.ele nasceu com um doença e porisso ele toma um remedio 3 vezes ao dia quando ele toma o remedio e dormi meia hora depois quando e o dia do botafogo joga ele pede para minha mãe da u remedio depois do jogo quando o botafogo perdi ele chora muito porque ele e apaixondo pelo time porfavo realiza o sonho do meu irmão eu e meu pai e meu outro irmão samos flamenguista e o meu irmao e minha me sao botafoguensi ele nunca foi flamenguista meu pai tentou mais não consequiu ele ta virme e forte e confiante ele nunca desistiu do time ate hoge bjs.obrigado

Deixe um comentário

