Inter 1 x 0 Botafogo: Faltou coragem, Joel

“Pra jogar aqui (no Beira-Rio), tem que ter coragem”, disse Joel no intervalo.

Só que ele não teve coragem na escalação. E foi ali que deu sua contribuição decisiva para o Botafogo perder a sequência de vitórias.

A entrada de Edson, um grande desconhecido que só está lá (como bem lembrou, via Twitter, o Rodrigo do Cantinho Botafoguense) por causa do gerente Anderson Barros, foi um desastre. Pelas falhas individuais e também pelo erro de posicionamento. Quando o Inter viu aquela faixa inoperante no campo alvinegro, resolveu ocupá-la. E simplesmente alugou a intermediária botafoguense, trocando passes (eles têm esse mérito, é importante reconhecer, ainda mais em um gramado que faz a bola rolar fácil como o do Beira-Rio) no campo do Botafogo. E aí, claro, as chances começaram a surgir e nasceu o gol colorado.

Se o Joel tivesse sido o treinador ofensivo que tanto faz questão de destacar nas entrevistas, teria começado o jogo com Edno no lugar do Marcelo Cordeiro. No mínimo, teria maior qualidade no passe e daria uma preocupação para a defesa do Inter, que pensaria duas vezes antes de avançar.

E o outro erro, também óbvio, foi tentar encaixar o Fahel no meio dos três zagueiros. Mais atarantado do que nunca, ele não conseguiu encontrar posicionamento  – foi peça mais do que nula, acabou desarrumando o trio que tem conseguido se entrosar – ACarlos, FFerreira e LGuerreiro. Aí fez muita falta o Marcelo Mattos, que, de forma discreta, sabe encontrar o seu espaço e ajudar também na qualidade do passe. Resumindo os dois problemas de escalação:

Marcelo Cordeiro >>>>>>> Edno improvisado>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Edson improvisado

 Marcelo Mattos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Fahel

O mais adequado seria ter colocado um meia  como o Cajá, ou vá lá até o Lucio Flavio, para tentar distribuir o jogo, pois Maicosuel não conseguiu ainda dar conta sozinho dessa missão e não tem desequilibrado nos lances individuais.

Mas o Joel preferiu deixar os caras se virarem lá na frente pra tentar resolver. E quando o Somália joga abaixo do que tem jogado, Herrera continua brigando com a bola, só sobra o Jobson pra tentar na individualidade algum lance mais perigoso.

Aí perdemos o Jobs. E, numa boa, não tê-lo no jogo contra o Grêmio Prudente-Barueri me deixa mais preocupado do que a derrota desse sábado.

Porque, como o Maicosuel ainda não fez uma partida de encher os olhos ao longo de 90 minutos, é o Jobson que tem resolvido as paradas. Sem ele, tudo ficará mais difícil.

Ah, teve o segundo tempo e o Joel, o que fez? Foi no previsível. Colocou Edno, Caio e Loco. Nenhum meia de ofício, vale lembrar. Então, com o cansaço do Maic, não conseguimos criar absolutamente nada nos mais de 30 minutos que o trioesteve em campo. E, pior, o Caio, apesar de injustamente expulso, ainda cometeu dois erros bisonhos que só ressuscitaram a irritação (compreensível) de boa parte da torcida com seu comportamento dentro de campo.

Então, ficamos assim: durante boa parte do primeiro turno, empatamos jogando bem. Depois, mudou: ganhamos, mesmo jogando mal. Nesse sábado, perdemos jogando mal. Que tenha sido a primeira e única vez. Senão as esperanças de uma vaga na Libertadores diminuirão a cada rodada.

Acréscimo de domingo: Em O Globo, RMPrado inicia assim o seu comentário sobre o jogo: “Jefferson falhou…”. Ao lado, na avaliação individual dos jogadores, o jornal escreve o óbvio sobre Jefferson: “Não teve culpa no gol”. Não se iludam, o Rubro-Mengo Profissional ainda não se conformou com a convocação de um jogador alvinegro para a Seleção e fará o possível para miná-lo toda vez que achar que tem uma oportunidade. Saudade do Bruno dá nisso.

Foto: Site Terra/Agif/Gazeta Press

Anúncios

8 Respostas para “Inter 1 x 0 Botafogo: Faltou coragem, Joel

  1. pois é meu caro, o Natalino até tentou despistar com aquelas alterações manjadas no setor ofensivo, mas sera q ele nao reparou mesmo q o Edson nao rendeu desde o primeiro minuto de jogo? E q o Fahel realmente, menos ate q o LF não tem mais lugar nesse time, q além de ruim, dá azar? Tava me acostumando com os domingos de vitórias, mas amanhã não vai ser igual aos anteriores. Abraços e S.A

  2. Tb fiquei muito revoltado com a entrada do Edson. Pq não deslocar o Somália para a esquerda e voltar com o Lúcio Flávio no meio? Ou então o Cajá? Vejam que o D’Alessandro destruiu hj. Não temos mum jogador no nível dele, mas um meia poderia ajudar pois possibilitaria ao Maicossuel jogar mais adiantado. Acho que o Somália não rendeu tão bem pois estava sobrecarregado demais no meio e na esquerda já que o Edson foi uma nulidade.

  3. Amigos,

    Eu fiquei tão irritado com a derrota que não tive vontade de escrever sobre o jogo ainda e cada vez que eu revejo os lances perdidos e a bobeira que foi o gol… mais eu me irrito!

    Tudo foi errado! Tudo! Da escalação desastrosa ao péssimo posicionamento do Fahel! E ainda tivemos o azar de ver o Somália e o Maicosuel não jogando nada!

    Bem, concordo com o Marcelo e faço coro: Que seja essa a única derrota desse jeito!

  4. Marcelo,
    O Joel ainda jogou a responsabiladade da covardia nas costas dos jogadores!
    Não adianta ele jogar com 11 atacantes, pois sempre será um retranqueiro e covarde!
    O que é esse tal de edson? Ninguém é demitido com contratações de edsons, jeans, vinicius e outros!
    Todos nós avisamos que o cone fahel levaria cartão amarelo e nada acrescentaria ao time! Só quem é pago para isso não vê!

    Abs e Sds, Botafoguenses!!!

  5. Outra: Na minha opinião, o Joel deveria dar um descanso (mais que merecido) ao Jobson (SE ele não estiver em condições) e reeditar a dupla Loco-Herrera no próximo jogo.

  6. Não vou falar do Edson, Fahel, Caio, Herrera, etc. Nem do apagão do Mago.
    Tudo isso vocês já falaram. Concordo com tudo. Só vale a pena lembrar que jogamos contra o campeão da libertadores no Beira Rio.

  7. Bem, jogamos contra o Internacional que é o atual campeão da Libertadores, mas se o Inter jogasse a final do jeito que jogou contra o Bota… ele não teria levantado o caneco!

    Consegui escrever:

    http://generalseveriano.wordpress.com/2010/08/29/derrota-fora-de-hora/

  8. Será que não existe 1(um) volante bom na segunda divisão para trocar por Edson, Fahel, Caio + diferença em dinheiro? Lá que é lugar destes 3. Precisamos alguem urgente para ligar a defesa ao ataque e parar com aquela “..jogada ensaiada do Botafogo..” que é o chutão pra frente.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s