Botafogo 1 x 0 Avaí: Resultado melhor que o jogo

Se me permitem, gostaria de iniciar os trabalhos pedindo ao inventor da expressão “maldição das estátuas” um passeio lá pela zona da pqp. Pois nem Garrincha, Nilton Santos nem o emocionadíssimo Jairzinho (que figuraça!) mereciam mais essa tentativa de colar um rótulo negativo na nossa história.

Pronto. Após o desabafo, o registro do jogo. A retranca armada pelo delegado Lopes foi tão eficiente que Maicosuel não rendeu o que esperávamos. Somada à ausência de Somália no meio e à atuação discreta do Cajá na armação, o Botafogo voltou a ter problemas sérios de criação no meio de campo. Voltamos, portanto, aos tempos de Campeonato Carioca – a novidade era o Jobson, que  teve alguns lampejos mas se perdeu em outros tantos (queria impressionar o Mano?). A má notícia, porém, era o Herrera brigando  – e perdendo a luta – com a bola.

E, se voltamos aos tempos de Carioca, teríamos que confiar na defesa para ganhar a partida. Graças às excelentes atuações de Jefferson, A.Carlos e Fábio Ferreira, conseguimos a segurança necessária para a vitória.

Ainda nesse inesperado flashback, tivemos que recorrer à bola aérea para abrir o marcador. E coube a FFerreira voltar a fazer um gol decisivo em momento igualmente decisivo, quando o Botafogo parecia asfixiado e sem alternativas para furar a retranca bolada pelo Lopes.

No segundo tempo, passamos um pouco de sufoco porque o sistema defensivo cansou e os atacantes não se mostraram capazes de matar a partida. Mas Joel mexeu bem para tentar garantir o resultado – em vez de enfiar Fahel ou LF, colocou os três atacantes do banco. Edno teve a manha de ajudar a prender a bola no ataque. Loco (pouquíssimo tempo em campo, mesmo assim parecendo fora de tempo da bola) e Caio (melhor do que o Loco, mas sem nenhuma jogada notável).

No final, confesso que tudo que eu queria era não tomar um gol do Sávio, para não pintar aquelas reportagens emocionantes de superação, pois o ex-jogador em atividade está há uns 2.457 anos sem fazer gol e nossa especialidade é ressuscitar defuntos. Mas o ex-rubro-negro deu uma furada tão bisonha que, juro, até me deu pena.

Finda a partida, podemos dizer que o resultado foi melhor do que o jogo – pois dá confiança à torcida, ainda mais quando os torcedores retribuíram ao apelo do confronto e, mesmo com o aumento do ingresso,  constituíram um público superior a 30 mil pagantes – mais de 35 mil presentes.

Sem contar que essa vitória – mesmo magra, mesmo não inteiramente convincente- nos permite uma posição mais confortável na tabela, ainda mais com a chance de pegar já na quarta-feira o Ceará, nosso adversário direto na briga pelo terceiro lugar.

Melhor em campo? Fábio Ferreira. Mas não podemos deixar de registrar a dupla defesa do Jefferson, mais o corte do M.Cordeiro: simplesmente espetaculares e garantiram os três pontos.

Pior? Infelizmente, Herrera. Acho que chegou a hora de um banquinho para o argentino. E, da forma que ele jogou hoje, era melhor ter entrado com o Loco desde o início da partida.

Foto: site Terra

Anúncios

4 Respostas para “Botafogo 1 x 0 Avaí: Resultado melhor que o jogo

  1. poxa, to pensando aki… o Botafogo tá indo muito bem no campeonato… de certo modo, nosso time é mto bom sim… se continuarmos assim com essa determinação e essa pegada, seremos campeões… jogamos melhor que o vasco, corinthians, florminense, guarani… (perdemos pontos importantes d+) contra o cruzeiro e contra o A.PR eu não vou nem comentar, falei que não quero mais reclamar de arbitragem… mas era 3 pontos nesses dois sem mais… bom, vamu ki vamu que ainda tem mto jogo… saudações…

  2. A essência:
    “Maicosuel não rendeu o que esperávamos. Somada à ausência de Somália no meio e à atuação discreta do Cajá na armação, o Botafogo voltou a ter problemas sérios de criação no meio de campo. Voltamos, portanto, aos tempos de Campeonato Carioca – a novidade era o Jobson, que teve alguns lampejos mas se perdeu em outros tantos (queria impressionar o Mano?). A má notícia, porém, era o Herrera brigando – e perdendo a luta – com a bola.”
    Comentava algo assim durante o jogo e fui chamado por alguém que escreve no Twitter @BotafogoNews de “corneteiro de merda”.
    Logo após agradeci ao Marcelo por ele estar assistindo ao mesmo jogo que eu.
    Abraços,
    Luis Celso

  3. Luis Celso,

    Essa foi a mesma impressão que eu tive. Lá, no Engenhão, fica difícil saber, em alguns lances, quem errou o toque, quem falhou num lance e etc. Vendo o jogo depois no SporTV dá para perceber que o Joel foi esperto ao colocar a equipe para frente na atapa final. Um recuo era tudo o que o Lopes queria para empatar a partida!

    Também comentei a partoda no meu blog:

    http://generalseveriano.wordpress.com/2010/08/22/na-cola-dos-lideres/

  4. Marcelo,

    A falta de laterais de ofício me preocupam… O Jancarlos era tão ruim que o Joel dispensou o cara para o Bahia na Série B! Temos que incentivar o Alessandro e o Marcelo Cordeiro! A razão? O Somália, o Rei Negro, não pode mais sair ali do meio de campo!!!

    Grande abraço e vamos vencer o Ceará!!!

    Christian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s