Botafogo 1 x 1 Guarani: Primeiras impressões

Um compromisso familiar me levou ao Rio de Janeiro no sábado.

Um compromisso emocional me levou ao Engenhão no domingo.

E é sobre ele que escreverei com mais tempo quando retornar a Brasília.

Porque, ao ver ao vivo esse empate contra o Guarani, me vieram à cabeça várias impressões além do jogo.

E são elas que dividirei com vocês ao longo da semana. Uma de cada vez para não cansá-los mais do que os passes errados do ataque mais desentrosado do mundo – Caio, Herrera, Edno e Jobson.

Por ora, três imagens que não sei se passaram na tevê, então fica aqui o registro:

* Jefferson voltando antes do fim do intervalo para o campo e treinar com seu preparador. É abissal a diferença de nível dele para os outros colegas, exatamente por conta da dedicação. Um time para Jefferson, e rápido;

* A encarada que o Joel deu na torcida ainda no primeiro tempo quando o time era vaiado e tinha acabado de tomar o gol do Guarani. Em vez de olhar para o campo, ficou olhando os torcedores que estavam bem atrás do banco (eu entre eles) e não o poupavam por ter entrado com dois volantes e três zagueiros para enfrentar o Bugre. Como se a culpa das cenas horrorosas de dentro de campo fosse responsabilidade nossa, e não dele. Tudo porque ele resolveu dar mais um crédito de confiança aos “campeões cariocas” – ou seja, parece que ficará fechado com esse grupo até o fim.

* Somália, ainda no primeiro tempo, assumindo a responsabilidade de marcar, lançar, driblar, passar e enxaguar diante da omissão de Lúcio Flávio (que, agora, nem falta bate mais, limita-se aos escanteios). Foi o mais aplaudido pela torcida, pela dedicação. E, se no segundo tempo passou a errar mais, é porque estava extenuado de fazer o próprio trabalho e o trabalho dos outros.

Tem outras coisas pra falar, sobre o jogo e sobre o Engenhão, mas isso a gente vai batendo bola ao longo da semana. Por ora, só me permitam uma promessa feita antes do fim do primeiro tempo: jamais voltar a ver uma partida do Botafogo em que Lúcio Flávio entre com a camisa 10 alvinegra. Por favor, me cobrem se eu perder a razão e cometer essa loucura novamente.

Anúncios

7 Respostas para “Botafogo 1 x 1 Guarani: Primeiras impressões

  1. Marcelo, é por essas e outras que eu digo – desde o segundo seguinte ao apito final do Cariocão: FORA, JOEL!
    Abs e SA!!!

  2. Enquanto o time do BFR não tiver um potencial mínimo de articulação e criação no setor do meio campo, vai ser esse deus nos acuda.
    Saudações Gloriosas.

  3. Hum, concordo com as suas colocações, mas me permita discorda de duas notas, ok?

    Você precisa ver os jogos do Botafogo! Mesmo os que tiverem o LF com a 10 alvinegra. Eu vi o TICO MINEIRO usando a mítica camisa 7 em pleno Maracanã!!! Eu estava lá!

    O Botafogo está sempre em outro nível. O Botafogo não esse time, não são esses jogadores, o Botafogo é! Pronto!

    Sei que você está bravo com o LF. Mas peço só um pouco de atenção para o fato dele jogar sozinho na armação. Só ele tem a missão de levar o time para o ataque.

  4. Fale também sobre a insistência do Natalino para que jogassem a bola na área, pelo alto, para que Herrera ganhasse na cabeça, do Fabão. Resultado: Nada.

  5. Continuando…

    A escalação está equivocada. Os 3 zagueiros batem cabeça desde o Estadual. A Copa do Brasil acabou na 2ª Fase porque levamos 3 gols do Santa Cruz!!!

    Quem é o zagueiro da sobra? Ninguém sabe. Veja os gols com atanção. Eu fiz algumas análises gráficas no meu blog sobre isso.

    http://generalseveriano.wordpress.com/2010/06/04/tres-jogos-muitas-falhas-e-apenas-um-ponto-conquistado/

    São cinco homens de marcação: 3 zagueiros e 2 volantes e mesmo assim levamos gol dentro da área. Como é possível?

    Os laterais ficam presos e quando vão para o ataque parecem crianças sem limite!!!

    E o Somália é esforçado sim, mas para jogar como volante, pela esquerda, tendo o Leandro Guerreiro pela direita ou ficando mais de cabeça de área. Aí, ele, Somália, iria aparecer de surpresa no ataque e iria surpreender, certo?

    O Botafogo precisa jogar no 4-4-2! Esse esquema do 3-5-2 não está funcionando no BR-10!

    O Joel precisa colocar dois zagueiros e decidir quem dá o bote e quem fica mais preso. Deixa o Leandro na cabeça de área como xerifão e solta um pouco o Somália e dá mais liberdade para os laterais no esquema tradicional: um fica e o outro vai e o Somália cobre.

    Na armação ele pode usar o Renato pela esquerda e o Lucio pela direita. Não existe tabelinha e nem jogada de ultrapassagem. O Guarani apresentava mais jogadas ‘treinadas’ do que o Botafogo.

    Com o meio de campo chegando com dois meias ofensivos, o ataque pode receber a bola com qualidade, sem os chutões caracteristicos dessa equipe.

    No Estadual, o Abreu transformava os chutões em passes. Ele matava a bola e deixava ela redondinha pro Herrera ou pro LF continuar a jogada. O Caio não tem físico para fazer pivô. E o Herrera é obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo.

    Ufa! Bem, é por aí.

  6. LF
    Uma coisa é uma coisa, e outra coisa, é outra coisa. Uma coisa é ser marcado por 03 oponentes, e a outra é se esconder no meio de 03 oponentes. O Jóbson arranca a 100Km/H pela esquerda, leva 03 oponentes e o LF vai a 10Km/H, matando a opção de jogada. O LF só está se apresentando p/ cobrar lateral e escanteio e p/ dar entrevista.
    LF, se apresente dentro de campo, não se esconda. Só erra quem tenta, e você não está errando mais.
    Saudações Gloriosas.
    Cléto Martins

  7. No começo do Brasileiro, aqui mesmo, eu lembrei que o deslumbramento com o título de campeão carioca, poderia nos levar a situação vexatória de lutar contra o rebaixamento. E é exatamente o que está ocorrendo no momento.
    Mas, ainda é tempo para tomar providências a fim de que o sofrimento não vá até à ultima rodada – como no ano passado!
    Quanto ao Lúcio Flávio, a coisa é mais ou menos como naquela velha história – se só tem tu, vai tu mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s