Queda livre: A crônica do Pereirão

Por C.Pereira
Há duas semanas, após um empate (3×3 com o Santos) e duas vitórias convincentes (2×1 com o S.Paulo e 3×0 com o Goiás), o Botafogo era o melhor time do Rio na classificação do campeonato brasileiro. Chegamos a comemorar um sábado à noite, dormindo na liderança. Por aqui, houve torcedor que bradava: vamos ser campeões e eu, cético como se deve em coisas do Botafogo, alertava – menos, minha gente menos…
Isso tudo foi (ou está indo) por água abaixo, após três malogros meio inexplicáveis.
Primeiro, a derrota ante o Cruzeiro, quando o time perdeu um penalty (Lúcio Flávio teve medo de bater e o técnico teve medo de mandá-lo cobrar) e Alessandro perdeu um gol nos últimos minutos que até minha avó faria.
Segundo, um empate com jeito de derrota, ante um Vasco alquebrado e cheio de problemas. Jogando em casa, o time não conseguiu criar e salvou-se, graças a um gol de  penalty (mais uma vez, Lúcio Flávio não cobrou) feito por Herrera.
Terceiro, e pior: ontem à noite, numa partida ante um adversário que vinha de resultados negativos, inclusive uma queda de 4 no domingo, o time enganou a todos – marcou dois a zero e parecia pronto  a conseguir 3 pontos, o que lha daria uma cômoda posição no campeonato, antes da parada da Copa do Mundo.
Mas, o quê? levou 3×2 de virada e, mais uma vez, cumpriu o que parece ser uma sina do Botafogo nos últimos anos: ressuscitar cadáveres insepultos. Isso já ocorreu em 2008, em 2009 e vai sucedendo novamente este ano. Quer se reabilitar, jogue contra o Botafogo – parece ser o lema dos adversários!
Joel Santana, sabidamente esperto e um bom técnico, não pode fazer milagres, mas tem sido infeliz nas últimas escalações e, para aumentar a nossa preocupação, parece estar no caminho de Ney Fra(n)co, o homem à beira do caos… Fez um cálculo para virar a janela da Copa com 16 pontos e, agora, se Deus ajudar vamos atingir no máximo 11,isso se conseguirmos ganhar do Corinthians no próximo domingo.
Somente para relembrar: tudo isso está ocorrendo depois daquela briga lamentável entre Herrera e Caio,  no jogo ante o Goiás, quando o time já vencia por 3×0. De lá pra cá, foi um desarranjo total e lá vamos nós, de novo, ladeira abaixo.
Três constatações importantes e oportunas:
1) Ninguém se iluda com o titulo de campeão carioca; é bom, mas vale muito pouco como cacife para o campeonato brasileiro;
2) A enorme falta que faz o Loco Abreu – o ataque, sem ele, perde talvez a peça mais importante da engrenagem que é a jogada aérea em que ele tem sido decisivo. 3)  E’ urgente melhorar o elenco, com a volta de Maicosuel, de Jobson ou mais alguém para reforçar o meio de campo e contratar gente que saiba jogar – de jogadores medíocres, o grupo está pleno.
Do jeito que está, os Cajás, Wellingtons, Ednos, Fahels e outros menos votados só vão nos dar mais raiva, tristeza e fazer figa para – novamente – não ficarmos na zona… do rebaixamento.
Resumo da trágica ópera: Nas três primeiras rodadas, o Botafogo ocupava o segundo lugar na classificação e, de longe,era o mais bem colocado time carioca na competição. Hoje, se o Vasco ganhar do Guarany (o que não é difícil),estaremos – lamentavelmente – na lanterna entre os 4 do Rio.
E, ainda um último aspecto a ponderar (e lamentar): Os nossos jogadores têm sido pródigos em receber cartões – amarelos e vermelhos, inclusive em lances quase infantis e isso, também, é uma prova de  falta de comando, todos sabem.
Ainda bem, graças a Deus, o campeonato vai parar na próxima semana e só volta daqui a mês.
Vamos ver se, daqui pra lá, as coisas melhoram para as bandas de General Severiano que, pelo visto, vê seriamente ameaçado de ver a  sua gloriosa patente rebaixada  para um simples Tenente Severiano…
C.Pereira é jornalista, alvinegro e, como eu, está bastante preocupado com os rumos do Botafogo no Brasileirão


Anúncios

2 Respostas para “Queda livre: A crônica do Pereirão

  1. e contra o corinthians nao teremos edno, somalia, tulio souza, wellington (para esse ultimo eu diria: “ainda bem” mas como nossas pecas de reposicao nao sao satisfatorias eu digo lamentavel… pss) e vamos jogar contra o “queridinho fiel da imprensa” que nem o cara do santos falow: “se o corinthians nao ganhar nada no ano do centenario alguem vai morrer” jogar contra eles nessas condicoes nossa ta complicado.

    mas vamos torcer, como Botafoguense eu sempre acredito na vitoria!!!

    S.A

  2. Estão dizendo que o Botafogo tem até amanhã (domingo) para acertar a transferência do Maicosuel.

    Alguém tem alguma novidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s