Uma imagem e uma oportunidade

A imagem acima, do globoesporte.com, foi divulgada nessa terça-feira. Diz muito sobre o atual momento e nossas possibilidades de futuro. Quantos de nós não ficamos sabendo de histórias nas últimas 48 horas de crianças que vestiram a camisa alvinegra e se declararam torcedores do Botafogo? Só na escola da Pereirinha, cinco garotos que nunca tinham declarado preferência por time, disseram anteontem que eram Botafogo. Se dois ou três mantiverem a preferência até o fim do ano, não mudam mais e serão nossos companheiros até o fim.

Para ilustrar esse momento tão especial, a hora de abrir as janelas e deixar o sol entrar de vez, recorro a trechos do artigo “A hora da virada”, de um inspirado Fernando Calazans, publicado nessa terça-feira em O Globo:

” Torcedores do Botafogo deveriam ser os primeiros a desprezar a postura de inferioridade, de vítima, de infelicidade. Deveriam ser os primeiros a assumir a grandeza do Botafogo – que não vem de hoje, vem de muitos, muitos anos atrás. Vem de outro século (..)”

“O Botafogo não pode parar por aí. Não pode disputar Brasileiro na parte de baixo. O Botafogo é da parte de cima. E a oportunidade se desenhou agora. Não pode ser desperdiçada. Não pode ser jogada fora. Se for, vai custar a aparecer uma outra. Como custou a aparecer esta última, com seu apoteótico final feliz no domingo. E que não pode ser o final de tudo. Tem de ser o começo. O recomeço”

Por fim, termino com a frase que um colega tricolor do Pereirinha falou para ele quando o viu chegar na escola com a camisa alvinegra (e tem coisa mais feliz do que ir para o colégio no dia seguinte a um título com a camisa do seu time?):

– Eu sabia que vocês iam ganhar. O urubu nunca vai conseguir voar mais alto do que uma estrela.

8 Respostas para “Uma imagem e uma oportunidade

  1. Marcelo,

    Só hoje me dei conta das dores musculares nos ombros, braços, pernas de tanto gesticular, levantar, pular e rodar nossa bandeira no estádio.
    A voz continua rouca e a garganta incomoda, porém tudo valeu e muito. Nada melhor que essa sensação de satisfação e liberdade.

    Lendo as tuas palavras e do colega do Pereirinha as lágrimas brotam e fico mais feliz.

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  2. Sr. Calazans deveria dar o exemplo e não diminuir o Botafogo em suas colunas.
    Agora é fácil. Até RMP elogia, afinal, não vai esquincalhar o time que o derrotou DUAS vezes este ano.

    PS: mas que amiguinho inteligente, hein?

  3. Caro Marcelo, saudações.

    Minha filha Marina tem apenas dois anos de idade, mas já fala um bocado. Tudo bem, é aquela linguagem das crianças que muitas vezes só elas entendem. No entanto, para minha alegria, o vocabulário vai aumentando a cada dia.

    Hoje, em plena preguiça de uma manhã chuvosa de feriado aqui em João Pessoa, eu estava desenhando com ela, quando resolvi ensinar-lhe o hino do Flamengo, já que ela adora cantar. Para minha surpresa, ela me interrompeu de súbito e tascou: “Chamengo não! Botafogo!”.

    Incrédulo e à beira de um colapso, comecei, só para testar, a cantar o hino do botafogo. E então Marina abriu um cativante sorriso e ficou durante algum tempo cantarolando o hino botafoguense. E o golpe final veio depois: vesti minha camisa do flamengo e ela, sem que eu abrisse a boca, me mandou tirar e começou a chorar.

    Não sei de onde ela tirou isso. Aqui em casa todos são flamenguistas, inclusive a babá. Avós, tios, primos e aderentes também. Não tem botafoguense no meu círculo íntimo de convivência. Talvez ela tenha assistido ao globo esporte e tenha gostado da música. Não sei. Minha esperança é que seja apenas uma fase.

    E a chuva lá fora apenas contribui para tornar meu dia mais triste.

    Abraços,

    Eduardo

  4. De 2006 p/ cá, o BFR disputou tudo no Rio. Ganhou turnos e campeonatos. Jamais houve supremacia do oponente, em 2007, 2008 e 2009. É só analisar os fatos com transparência e lealdade. É difícil p/ uma criança enxergar, mas o Bebeto de Freitas lutou de forma espetacular contra os opositores do Botafogo, opositores da étca, e da moral. O Bebeto de Freitas projetou e executou esta nossa estrutura 2010. . Parabéns ao Bebeto de Freitas pelos serviços prestados. Parabéns ao Maurício Assumpção que apesar de um aprendiz do mundo esportivo, tem consigo, a ética, a moral e a inteligência de um verdadeiro Botafoguense. O Maurício Assumpção , com muita competência, conseguiu colocar a folha de pagamento em dia, está oxigenando as estruturas diversas do BFR, e campeão estadual 2010. O Maurício Assumpção está prometendo a grande jogada de sua administração, e credibilidade p/ isso ele conquistou. O Bebeto de Freitas encerrou o seu mandato, com um BFR muito melhor que o seu antecessor deixou. O Maurício Assumpção está prometendo encerrar o seu mandato, com um BFR muito melhor que o Bebeto de Freitas deixou. Esse crescimento é tudo que o BFR precisa p/ retomar sua Trajetória de Glórias do Passado e é isso que aterroriza os urubus.

    Saudações Gloriosas!
    Cléto Martins.

  5. Eduardo.

    Putz.., parabéns pela coragem do teu comentário. Eu não teria essa coragem, ou seja, escrever que uma das minhas filhas ou filho demonstrasse paixão pelo adversário.
    Mais uma vez, Parabéns!
    Talvez, agora, você consiga entender quando dizemos que não escolhemos torcer pelo Botafogo, ele é que nos escolhe!

    Obrigado Marcelo!

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  6. Eduardo.

    Putz.., parabéns pela coragem do teu comentário. Eu não teria essa coragem, ou seja, escrever que uma das minhas filhas ou filho demonstrasse paixão pelo adversário.
    Mais uma vez, Parabéns!
    Talvez, agora, você consiga entender quando dizemos que não escolhemos torcer pelo Botafogo, ele é que nos escolhe!

    Obrigado Marcelo!

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  7. Amigos,
    Adorei a frase “um urubu nunca vai voar mais alto que uma estrela”. Linda!
    Cleto, tomara que você esteja certo. Torço para que estejas.
    E.Sales

  8. caramba!
    fui recomendado por um amigo chorão a ler este texto e fiquei arrepiado com a leitura.
    ainda por cima, me deparo com esse comentário do eduardo.
    show de bola!

Deixe um comentário

