Taça Rio 2009/2010: Semelhanças e diferenças

Final da Taça Rio 2009. Escalações dos dois times:

flamengo – Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Ibson (Toró), Kléberson e Juan; Zé Roberto (Erick Flores) e Emerson (Josiel) ; Técnico: Cuca

Botafogo – Renan; Fahel (Renato), Emerson (Túlio Souza) e Juninho; Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva (Gabriel), Maicosuel e Gabriel; Reinaldo e Víctor Simões; Técnico: Ney Franco

Comentário pré-jogo de Lédio Carmona, naquela ocasião:

“Acho que o Flamengo é o favorito para a Taça Rio. Este jogo vai ser decidido no aspecto psicológico, já que o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil. É muito pouco tempo para se reestruturar. Essa é uma das vantagens do Flamengo.

“No Fla, quando os laterais vão bem, o time cresce muito. Quando isto não acontece, a equipe fica previsível. Os alas rubro-negros são muito superiores aos do alvinegro. Já o ataque não me empolga. O Obina não é a esperança, e o Josiel é esforçado, mas não resolve. No meio, Kleberson vem se firmando na reta final e, quem sabe, pode ser um elemento a mais. Ele jogou muito no último jogo, mas não costuma ter uma sequência regular. Mas está em sua melhor fase desde a Copa de 2002.

“Já o Botafogo depende muito de Maicosuel. Caso ele se recomponha logo (após a falha contra o Americano), é um trunfo que o Bota vai ter. O ataque alvinegro é interessante, melhor que o do Flamengo. Já a defesa não é boa. Não me passa confiança.”

Como recordamos, perdemos por conta de um gol contra do Emerson.

E para 2010, além da bem-vinda ausência do zagueiro-artilheiro às avessas, o que mudou?

O nosso ataque é bem melhor este ano.  A dupla Herrera-Loco Abreu tem poder de fogo e de decisão, ao contrário da dupla Victor Simões-Reinaldo.

Mas é forçoso reconhecer que o setor ofensivo deles deu um salto muito maior de qualidade – problemas extracampo à parte. Adriano e Love são muito mais decisivos do que Emerson e Josiel.

Por outro lado, a nossa defesa, mesmo com três zagueiros, continua insegura e vacilona. Um pouco menos, mas ainda não dá para confiar – vide os dois gols do Fred no sábado. Já a deles, na minha opinião, está mais fácil de ser vazada, especialmente por conta da dupla de zaga.

Estamos mais seguros no gol com o Jefferson, mas não temos Maicosuel nem sombra de um substituto para ele. Na ala direita, o Alessandro continua a ser o Alessandro.  No meio, Leandro não voltou a ser o Guerreiro de anos anteriores.

O que pode fazer a diferença a nosso favor dessa vez? A experiência do Joel, que conhece o adversário como ninguém, e o faro de artilheiro do Caio.

E acredito também na garra dos hermanos, que nada têm a ver com derrotas anteriores do alvinegro e farão de tudo para garantir o título antecipadamente no próximo domingo.

Ah, convém também dar uma olhada na escalação do trio de arbitragem, especialmente depois do que aconteceu nesse domingo, no Maracanã…

Anúncios

6 Respostas para “Taça Rio 2009/2010: Semelhanças e diferenças

  1. Só sei de uma coisa: domingo vai ser teste para cardíaco pra todo torcedor botafoguense em especial. 🙂

  2. O que aconteceu hoje no Maracanã foi uma vergonha.

    Espero que tenha servido para alertar o time e fazê-los ver que, para vencer, tem que meter logo 3 gols incontestáveis e depenar o urubu de uma vez só.

  3. Não é possível que a máfia vai fazer de tudo pro flamengo ganhar e ter uma final do CARIOCA, mais dois jogos e muuuito dinheiro no bolso!

    Revoltante.

    Pobre vasco.

  4. dar uma olhada na escalação da arbitragem para quê?! É claro que será uma escalação cathartiforme. Se formos a pensar na arbitragem, perdemos para a arbitragem.

    Temos que ousar criar e ousar vencer!

    Abraços Gloriosos!

  5. O meu receio é que aconteça um almoço ao estilo de 2009, e a ambição por duas novas rendas com Maracanã cheio, faça com que se abdique da conquista da Taça Rio, pois, quem vota em KL para o clube dos treze, não se pode esperar nada de bom.

    Quem será escalado para fazer o gol contra em caso de incompetência do Flamengo, em fazer gol na gente ?

    San

  6. Este ano vai ser nosso.
    Herrera e Caio. 2 x 0.
    E. Sales

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s