Não vaiem DURANTE o jogo: O apelo de um torcedor

(texto retirado do Canal Botafogo, de alvinegro que se identifica como Rogério Titan)

Saudações, caríssimos torcedores alvinegros.

Me chamo Rogério, sou advogado, torcedor do Glorioso desde que nasci (tenho 23 anos). Sou maranhense, moro em São Luís, mas sempre que vou ao Rio tenho o engenhão como parada obrigatória.

Acompanho o canal botafogo há pouco tempo (umas 3 semanas). Este é meu primeiro post, e gostaria de compartilhar com vocês, meus irmãos botafoguenses, minha humilde opinião.

  Assim, como a grande maioria, estou muito decepcionado com a diretoria, e com alguns jogadores, como o Lúcio Flávio, Eduardo, Alessandro e Fahel. Porém, fico triste com a atitude de alguns torcedores (tanto alguns que vão ao estádio, quanto alguns que aqui comentam) quanto ao nosso time. O Botafogo, há tempos, bate na trave nesses estaduais. Já cansei de ver o fogão perdendo pro flavela.

O carioca do ano passado foi uma das maiores raivas que já passei, com maicosuel (ídolo) se lesionando justamente na primeira partida da final, mas nunca mudei de time, nunca mudarei, e não tenho essa máscara que muitos tem de ter um time em cada Estado. Sou Botafogo e só Botafogo e pronto. Nada disso me impede de continuar torcendo pelo Botafogo, e quando digo torcendo, não me refiro a continuar sendo botafoguense, mas a torcer de verdade. !

Vejo muita gente confundindo realismo com negativismo. A fase não é boa, mas isso não me impede de torcer que o Botafogo melhore e de ficar feliz e esperançoso quando ele dá sinais reais de que está melhorando. Afinal, de que me adianta torcer se eu achar que o botafogo está fadado ao insucesso?! Que não importa o que façam, o time não vai melhorar ou, pior, vai só regredir?! Sou grato ao Estevam Soares, pois acredito que se não fosse por ele e pelo Jobson estariamos amargando a 2ª divisão. Mas o Joel… Ah, o Joel deu uma nova roupagem pra este time. É impossível não ver a sensível melhora da organização do time, da zaga, da marcação… É óbvio que o time tem muito o que melhorar. Os negativos de plantão dirão: “ganhar de time pequeno é igual a bater em bêbado.. espera pegar o flavela”. Isso é bobagem. Madureira não é um time grande, mas é um time muito bem arrumado. E nada disso me impede de ver que o fogão está melhorando, e pode melhorar ainda mais. O trabalho do Joel está só começando e, apesar das pistas falsas quanto a contratações, da lentidão e falta de competência de dirigentes (sem falar do absurdo que é estarmos quase no final da primeira fase do estadual e a ainda não termos patrocínio), reforços virão. Aparentemente, melhores do que o do ano passado.

 A prova disso está no Loco Abreu (que mesmo ainda não estando no ritmo ideal já dá sinais de que vai nos dar muitas alegrais) e no Herrera. Fiquei muito feliz pela vitória de hoje do botafogo. Não somente pela vitória, mas porque vi um time em ascensão. Um time que, certamente, não levaria 6×0 do vascocô, sendo muito mais competitivo. E eu acredito que a tendência é que melhore. Acredito porque é o que quero! E acho realmente que é possível. Caso contrário, repito, de que adianta torcer?! Acho absurdamente ridículo alguns torcedores dizendo que o Botafogo nem devia ganhar do madureira pra não ir a semifinal. Isso é coisa de covarde que não tem amor pelo time! Quero ver o Botafogo sempre ganhando! Acho que vocês, principalmente os que moram no Rio, fazem muito bem em protestar, expor faixas e tudo mais.

A torcida precisa ter voz, precisa cobrar, precisa ser ouvida. Mas sou contra vaias durante o jogo. Vaias devem ser para o time adversário!!!

 Se o LF, Fahel, Eduardo e Alessandro estão jogando medonhamente, peçam o nome de um substituto, mas vaiar só vai deixar o jogador mais tenso, nervoso e deprimido. Quem é quer um jogador deprimido e decepcionado com a própria torcida?! Ninguém. Alessandro, por exemplo, não possui um substituto (Jancarlos só vai entrar na taça rio). Ou seja, só temos ele. Vaiá-lo durante o jogo vai ajudar em quê? Só vai ajudar a tornar a performance ruim dele em uma performance horrível.

Respeito a opinião de quem discorda, mas não acho inteligente. Só vai atrapalhar o time. Agora vejam bem, me refiro as vaias DURANTE o jogo. Acho que se o jogador vai mal, a torcida tem que demonstrar insatisfação. Então deixem pra vaiar quando o jogador for substituído, ou quando a partida terminar. Vaiar não faz o time jogar melhor, faz o time jogar pior. E não é só o jogador, o time todo sente as vaias. Isso é fato! Então reservem as vaias pra quando não for mais fazer diferença na performance do time, mas ainda irão deixar o registro do descontentamento. E repito, enquanto são as peças que temos, enquanto não há substitutos a altura (Lúcio Flávio já deveria ter rodado há muito tempo pro Caio), durante o jogo, vamos incentivá-los. Incentivo faz o time crescer. E apesar de ter ódio mortal do flavela, as vezes me impressiono como a torcida mulamba consegue ajudar o time a crescer. A nossa também consegue, mas acho que pode conseguir muito mais. Assisti o jogo pelo PFC e vi a torcida apoiando em vários momentos, mas vi situações esdrúxulas, como a intercalações de vaias e aplausos ao mesmo jogador.

 Parando de vaiar o próprio time durante o jogo já seria um passo. É como eu digo, enquanto não chegam os substitutos, DURANTE o jogo vamos apoiar nossas peças fracas. Mesmo que cheguem peças titulares, os fracos serão reservas, enventualmente podem retornar. Vocês não vão querer que eles joguem bem?! Eu vou. Não me importa quem seja. Quero sempre o melhor pro fogão, mas durante o jogo, quando só tem aquelas peças, são aquelas que eu vou apoiar. Fahel, por exemplo, é altamente criticado (e com razão), mas hoje, apesar de não ser brilhante, fez o feijão com arroz bacana, deu uma força boa na zaga e de quebra marcou um gol. Não mereceu aplausos? Mereceu! Não por ser craque (está muuuuito longe de ser um), mas por ter mostrado evolução (diferente de alessandro e eduardo que eu nem vi no jogo). Isso é muito importante. Acho que é assim que deve funcionar.

Até porque, se tem algo que dá um gás extra no jogador, é quando ele tem amor pelo time. Com a torcida inteira contra ele, no máximo vai jogar o basicão. Botafogo precisa de jogadores que amem o time, e apesar de uma torcida não ser a única responsável pra que isso aconteça, ela ajuda bastante. Isso é certeza. Botafogo já teve sua cota de jogadores mercenários (dodô é um exemplo clássico – joga um bolão, mas não o quero mais no Botafogo). Achei uma pena muito grande o André Lima ter saído, pois ele é botafoguense de verdade. Não era um craque top, mas é um bom jogador e ama o Botafogo. Sempre percebi isso. Agora, pra não ficar sem clube, vai ter que jogar no Flor, o que eu respeito totalmente, afinal, ele é um profissional. Infelizmente, se a sua saída era necessária para a chegada de jogadores melhores, paciência. O Fogão em primeiro lugar. Mas que faz muita diferença um jogador com identificação com o time e com a torcida. Ah.. isso faz. Abraços a todos!

****************

Taí o desabafo do Rogério. Em linhas gerais, eu concordo com ele. E vocês?

5 Respostas para “Não vaiem DURANTE o jogo: O apelo de um torcedor

  1. Concordo plenamente com o Rogério. Assino embaixo, porque penso e ajo da mesma maneiro!
    Saudações Alvinegras,

  2. DISCORDO PLENAMENTE,TEM É QUE SE ACABAR COM ESSE CONFORMISMO QUE EXISTE POR PARTE DE ALGUNS TORCEDORES,ESSES ELEMENTOS NÃO MERECEM VESTIR A CAMISA DO GLORIOSO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!!!!TEMOS QUE VAIAR SIM,DURANTE O JOGO,NÃO SE ACORVADAR OU SE ENGANAR EM CASO DE UMA VITÓRIA SOBRE UM MADUREIRA DA VIDA,EU PAGO MEU INGRESSO CANTO O HINO DO GLORIOSO GRITO O NOME DE QUEM MERECE E XINGO,VAIO E FICO COM SANGUE NO OLHO CONTRA O MAU PROFISSIONAL,(QUE NEM TEM CULPA DE ESTAR ALI),NÃO CONTRA A PESSOA O SER HUMANO.PROTESTO SÓ NA ARQUIBANCADA SEM VIOLENCIA FISICA .SE NÃO GOSTO DO ESPETÁCULO RECLAMO É MEU DIREITO DE CONSUMIDOR,QUEM COMANDA QUE COMANDE MELHOR.AMO DEMAIS O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS PARA SEMPRE.ESTA É MINHA OPINIÃO.

  3. Ou vaia ou dá um cacête no jogador. Ou vaia ou quebra a sede do Clube. Ou vaia ou agride jogadores e diretores. Ou …

    E vai por aí !!!

    ” Sérgio // 22 05UTC 02pmFri, 05 Feb 2010 22:07:22 +0000ç2010, 2008 às 12:48 p02 | Responder

    DISCORDO PLENAMENTE,TEM É QUE SE ACABAR COM ESSE CONFORMISMO QUE EXISTE POR PARTE DE ALGUNS TORCEDORES,ESSES ELEMENTOS NÃO MERECEM VESTIR A CAMISA DO GLORIOSO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!!!!TEMOS QUE VAIAR SIM,DURANTE O JOGO,NÃO SE ACORVADAR OU SE ENGANAR EM CASO DE UMA VITÓRIA SOBRE UM MADUREIRA DA VIDA,EU PAGO MEU INGRESSO CANTO O HINO DO GLORIOSO GRITO O NOME DE QUEM MERECE E XINGO,VAIO E FICO COM SANGUE NO OLHO CONTRA O MAU PROFISSIONAL,(QUE NEM TEM CULPA DE ESTAR ALI),NÃO CONTRA A PESSOA O SER HUMANO.PROTESTO SÓ NA ARQUIBANCADA SEM VIOLENCIA FISICA .SE NÃO GOSTO DO ESPETÁCULO RECLAMO É MEU DIREITO DE CONSUMIDOR,QUEM COMANDA QUE COMANDE MELHOR.AMO DEMAIS O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS PARA SEMPRE.ESTA É MINHA OPINIÃO.”

    Abraços,
    Luis Celso

  4. Acrescento: Rogério permitiu que o advogado prevalecesse sobre o torcedor. Advogado sempre defende o nosso dinheiro contra terceiros e fica com ele e muito mais como taxa de serviços.
    Abraços,
    Luis Celso

Deixe um comentário

