Joel e o Glorioso

“Quando a gente trabalha num clube que tem no hino a frase – tu és o Glorioso – a gente tem que respeitar essa camisa. E a gente tem que trabalhar a história desse clube” Joel Santana, no Arena SporTV de terça-feira, mostrando que ao menos a auto-estima ele vai tentar devolver aos torcedores alvinegros. E incutir a grandeza do clube nos jogadores que ele treina.

Anúncios

4 Respostas para “Joel e o Glorioso

  1. Marcelo,

    Espero e torço muito para que isso se torne uma realidade.
    Essa CORJA que está no poder só nos humilha e apequena as nossas tradições.

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  2. o difícil é colocar isso na cabeça de perdores como o Lúcio Flávio e o Alessandro…o Botafogo de hoje em dia, em nada tem a ver com o que conta nossa história e o nosso hino…

    abraço!!

  3. Um botafoguense, hoje de manhã, me disse que o nosso céu está cheio de nuvens negras. Eu, para amenizar, lhe retruquei que espero em Deus que, dentro de algum tempo, apareçam nuvens brancas, de modo que se transformem em alvinegras. E, se possível, à noite, em céu claro, volte a brilhar a estrela solitária do eterno Glorioso.
    E’ isso aí – apelando para o romantismo e orando aos céus (alvinegros e estrelados) para que – cá em baixo – o nosso time volte a jogar um bom futebol e nos livre de tantos vexames…

  4. Esta semana em uma TV por assinatura revi- um ilustre Senhor, que com orgulho falava de nossa
    Estrela Maior, e do Campeonato invicto, de 1989, fiquei emocionado, peguei minha fita de VHS, guardada, com 7 chaves, daquele ano quando, nossa fênix, em preto e branco voltou a brilhar este senhor, Valdir Atahualpa Ramires Espinosa, ele comentava que quando chegou, outro Senhor este sim é Estrela Maior, Emil Pinheiro, (Veio ao Botafogo, a pedido de seu filho, e lhe fez uma promessa, de fazer o botafogo Campeão) entregou três bolas velhas um apito, em Marechal, olhou para aquele campo que parecia Orbita de Marte, e Emil Disse conto com você, (em seu Blog ele conta como armou aquele time, para ser não só campeão após 21 anos e chegar invicto,
    Hoje vejo Joel, tentando formar um time sem Cara corpo, ou perna, muito menos personalidade isso sim é pior, pois mostrou que não tinha qualquer afinidade com BOTAFOGO,
    TRASCREVO A MENSAGEM DO BLOG DO DR. SENHOR ESPINOSA, (QUE ESTA CUPULA QUE ESTA NO BOTAFOGO, NÃO FALA OU NÃO GOSTAM DE COMENTAR, ESTE PEIODO DE, 88/89//, ATÉ O QUADRO DO SENHOR EMIL PINHEIRO FOI RETIRADO APOIS TANTAS DISCURÇÕS FOI RETORNADO MAIS SEM ENTU. AMO EU GOSTARIA QUE VOCÊS, BUSCASSEM NESTA EPOCA, ESTES FATOS, QUE MUITO JOVEM BOTAFOGUENSE, DESCONHECE, (tais como no final do primeiro tempo, Mauricio estava sem condição de jogar, pois seu torno..elo estava totalmente,inchado, Mais Sr. Espinosa chegou perto e perguntou…? como esta…!, não dar para retornar esta doendo muito…! Espinosa olhou para o lado, e disse…. Perdemos Tudo você é nossa Arma e sonhei com você fazendo o Gol……!,È mesmo,será que consigo jogar olha lá fora…que aqueles milhares de botafoguenses vão ti dar força…!, isso dito por Espinosa e confirmado pó Mauricio…!(é só ver o Gol do Mauricio e perceber que ele sente o pé, isso é Alma Coração e Pulmão, apos tanto tempo Ouvir isso, é lindo muito lindo
    TINHAMOS VARIAS TORCIDAS OLRGANIZADAS, E DISPUTAVAMOS ESPA. OS, NOS ESTADIOS, MESMO COM 21 ANOS NAS COSTAS SEM TITULO, E ESTAVAMOS , LA, COM DIRETORIA OU NÃO,
    ATÉ A CHEGADA DO SENHOR EMIL PINHEIRO, E AI TINHAMOS VONTADE E RAÇA, DE SER CAMPEÃO CADA JOGO CADA EMPATE FAZIAMOS FESTA NOS BARES, NOS CAMPOS, E HOJE…
    TEMOS O SR. JOEL, PARA FAZER MAIS UM MILAGRE….!

    RETIRADOR- BLOG, ESOINOSA

    BOTAFOGO 89

    Assim como criar, saber copiar é também muito importante.

    Em 89,quando o Botafogo conquistou invicto o campeonato carioca,poucas pessoas comentavam a maneira tática daquela equipe. O máximo que diziam é que jogava sem centro -avante.

    Voltando no tempo, ainda como jogador no Esportivo de Bento Gonçalves, tendo como técnico Francisco Neto, lembro que a formação tática era com 4 defensores ,3 homens de forte marcação no meio campo ,1 quarto homem com mais liberdade ,para criar e chegar por trás para a definição, e por fim os 2 ponteiros abertos.

    Então ,quando treinei o Botafogo em 89, vi que podia copiar aquele esquema , principalmente porque contava com jogadores de características próprias ao esquema .

    Vejamos então:

    Os 4 da defesa :Os 2 zagueiros( Mauro Galvão e Gottardo) com os os 2 laterais(Josimar e Marquinho) apoiando.

    3 no meio ,de forte marcação (Carlos Alberto,Luizinho e Vítor),mas com bom passe.

    1 meia que vinha de trás(Paulinho Criciúma).

    Os 2 ponteiros(Maurício e Jeferson),bem abertos.

    Encontrando ,um dia com Rui Porto,me disse ele:

    -“Olha !Aquele esquema matou todos os adversários ,que não souberam como sair daquele posicionamento.Com os 2 ponteiros abertos ,vocês matavam a saída de bola dos laterais (saliente-se que eram bons ,na oportunidade),ganhavam na marcação do meio ,isolando os atacantes e quando tinham a bola ,em função dos zagueiros não terem q quem marcar , criava-se um espaço ,ou para os ponteiros entrarem em diagonal , ou Paulinho Criciúma vir de trás para finalizar.”

    -“Pois é “!Respondi. “Aquela equipe tinha uma grande condição física ,uma torcida que jogava junto sempre ,um EMIL PINHEIRO,que deu suporte para tudo ,uma direção atuante e também ,uma boa formação e obediência tática”

    Valdir Espinosa

    “POR ISSO QUE DIGO A CULPA É NOSSA
    “ LUGAR “DE TORCEDOR” “
    DE CORAÇÃO ALMA PULMÃO
    “BOTAFOGUENSE”
    NÃO FICA EM CASA
    VENDO JOGO PELA TV
    VAI AO CAMPO CHORA COM ALEGRIA
    TRISTEZA E EMOÇÃO
    Gostaria de ver uma faixa em cada jogo
    Com este dizeres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s