Botafogo 0 x 6 vasco: A educação pela pedra

Seis frases que resumem o vexame desse domingo no Engenhão:

* “O Botafogo não precisa do Renato Silva. O time está bem servido de zagueiros com a chegada do Antonio Carlos e Edson, a renovação do Wellington e a promoção dos juniores”, Maurício Assumpção. Dos seis gols vascaínos, cinco foram resultado de falhas individuais da nova dupla de zaga. O vacilo do Antonio Carlos no segundo gol do Dodô, sinceramente, nem o Juninho cometeria.

* “O Eduardo merece uma chance esse ano”, Estevam Soares, na estreia do Botafogo, ao efetivar Eduardo no meio-de-campo titular. Como se comprovou no lance da expulsão, Eduardo não merecia a chance – tudo bem que o árbitro foi rigoroso e mostrou dois pesos e duas medidas (um jogador vascaíno fez lance idêntico no início do segundo tempo, e só levou amarelo), mas o meia-zagueiro-lateral se mostrou uma nulidade no apoio e displicente na saída de bola (o primeiro gol do Dodô nasceu de um erro de passe dele ainda na nossa intermediária).

*”Com a estreia do Loco Abreu, devo colocar o Renato porque aí vamos ter mais possibilidades de jogadas pelo meio e pelas laterais” Estevam Soares, na véspera da partida. Só que ele não fez o que tinha dito que faria. E seu erro em insistir com o meio-campo inoperante na criação, com Eduardo e Lúcio Flávio, foi o início do passeio cruzmaltino. Foi a pior escalação já feita pelo Estevam Soares – e erros tão grotescos de posicionamento e avaliação individual, obviamente, são motivo para demissão.

*”Vejam, o Botafogo simplesmente não tem meio de campo. Só tenta sair na base do chutão”, Paulo Cesar Vasconcellos. O comentarista do SporTV estava dizendo o óbvio, mas até o óbvio é inacreditável. Como tentar equilibrar uma partida, e como municiar o ataque, se a defesa vacila a cada incursão do adversário, o meio não desarma nem arma?

* “A primeira coisa que  gente tem que fazer é parar de tomar gols”. Novamente uma frase lapidar do Estevam Soares, dessa vez no intervalo. Para interromper a sequência do adversário, porém, seria preciso mexer na equipe logo após a expulsão de Eduardo. Mas ele esperou o fim do primeiro tempo para mexer – e tirou o Loco Abreu para entrada do… Somália. O Botafogo ficou com três volantes – sendo que um deles se chama Fahel. E hoje o Fahel foi mais Fahel do que nunca.

*”Esse é um jogo para ser esquecido”, Lúcio Flávio no final da partida. Não, meu caro. Esse é um jogo para ser lembrado. E não deixa de ser simbólico que a braçadeira de capitão tenha ficado com você nessa partida. Você hoje conseguiu ser pior do que quando simplesmente sumia em clássicos. Não, nesse domingo seu rendimento foi abaixo do ridículo: em duas cobranças de falta, quando a bola teria que chegar alta na área para o Loco Abreu tentar o cabeceio, ela parou na cabeça do Carlos Alberto – que não deve ter mais de 1,75m. E, na terceira cobrança, também errada, a bola foi rebatida, perdida pelo Marcelo Cordeiro de forma bisonha, que permitiu o contra-ataque e o quarto gol dos vascaínos.

Esses são os seis erros que me vieram à cabeça depois da derrota. Há, claro, os erros graves de avaliação, tanto da diretoria como da comissão técnica, que já foram comentados aqui e em outros blogs de torcedores alvinegros, não cabe agora repeti-los.

No mais, só acredito na capacidade do Herrera e do Jefferson (apesar da falha no quarto gol, ele fez uma defesa milagrosa no primeiro tempo e continua com crédito) de liderem a reconstrução do Botafogo ainda em 2010. Ainda não tenho opinião sobre o Loco Abreu – hoje ele não pôde estrear, a bola simplesmente não chegou na área vascaína. 

Que a pedrada tomada no Engenhão sirva, ao menos, para que a diretoria perceba que,se as coisas continuarem como estão, esse time e essa comissão técnica nos levarão direto para a segundona. E dessa vez não haverá São Jobson para nos salvar.

Ah, a camisa nova ficou muito bonita. Só que, obviamente, ninguém vai querer comprá-la depois de ser batizada de forma tão vexatória.

Anúncios

23 Respostas para “Botafogo 0 x 6 vasco: A educação pela pedra

  1. Estevam Soares FILHO DA PUTA .Gastei 80 reais nessa merda……

  2. Meu amigo, não sei do que voce esta falando…. o meu time, o glorioso, não jogou hoje, o meu time tema a camisa ALVINEGRA, tirando isso alguem me diga quem o tal de Fahel come???? (desculpe) mas só isso justifica ele ser titular, sai e entra TRENEIRO e ele é titular, de ter algum caso com a os dois sacos de MERDA chamados Andre silva e Anderson Rebaixamento Barros., a unica bola que chegou no Louco e tocou e o Heerira quase fez, agora pode trazer o messi, o henri, que com um meio com Fahel, o passageiro da minha agonia (Lucio Flavio), Somalia (alias o fisico e o futebol dele lembra justifica o apelido), e o Senhor maconha o Eduardo, ninguem faz gol.

  3. Achei a avaliação perfeita. Acho que no fundo faltou humildade por parte de todos, pois estava evidente pelos jogos contra Macaé e Friburguense que estamos ainda muito mal fisicamente. Nesse caso, o time tem que tocar curto, jogar mais junto e ter mais atenção na marcação. Não pode se lançar de qualquer jeito à frente. O fato de Vasco e FluC estarem melhor fisicamente não quer dizer muito, visto que eles estão se contundindo muito cedo.

  4. NÃO ADIANTA,NÃO ADIANTA,O ANDRÉ SILVA DISSE QUE O TIME VAI SE RECUPERAR E CHEGAR A FINAL…PQP PRA QUÊ…PARA TOMAR SARRAFO DE NOVO;ESTÁ TIRANDO O ANO PASSADO COMO EXEMPLO…ANO PASSADO FOI UMA MERDA…FOMOS VICE…É SER O PRIMEIRO DOS ÚLTIMOS PORRA…QUASE CAÍMOS NO BRASILEIRO COMO VICE-CAMPEÕES CARIOCAS, NÃO É PARÂMETRO!!!
    TEM QUE TER ATITUDE, PENSAR COM CALMA.E ISSO SIGNIFICA O QUE? SIGNIFICA RESCINDIR AGORA OS CONTRATOS DOS SR°s LÚCIO FLÁVIO , ALESSANDRO , FAHEL E WELLINGTON.PARA COMEÇAR! URGENTE. JÁ FOI MAIS DO QUE PROVADO QUE ELES NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA ENVERGAREM A CAMISA GLORIOSA(SEJA ELA PRETA,BRANCA,PRATA,CINZA,SOMOS ALVINEGROS DE ALMA A 4° CAMISA NÃO DESABONA EM NADA O NOSSO PASSADO GLORIOSO;MAS ESSES JOGADORES SIM),
    QUANDO ESTIVEREM LONGE DE NÓS ACABARÃO! ASSIM COMO MUITOS RECENTES CASOS DE
    JOILSON,SIMPLÍCIO,RUY,REINALDO,ÉMERSON,
    JONATHAN E ETC.
    NINGUEM OS QUER!!!OU SÃO RESERVAS OU ESTÃO SEM TIME.PARECE QUE SÓ VOÇES DIRIGENTES NÃO ENXERGAM,IMAGINO COMO VOÇÊS DEVEM PENSAR:”_VAMOS MANTER A BASE,A ESPINHA DORSAL E CONTRATAR MAIS ALGUNS BONS REFORÇOS E DARÁ CERTO…” ERRADO; A BASE, A ESPINHA A ESPINHA DORSAL É PODRE,NÃO PRESTA ESTÁ MAIS DO QUE COMPROVADO POXA VIDA, QUASE CAÍMOS NO BRASILEIRO.OUSEM, SEJAM CORAJOSOS DEVOLVAM O WELLINGTON AO CRUZEIRO É MUITO FRACO!!!NÃO SOU EU QUE DIGO, SÃO ESTATÍSTICAS QUE DIZEM,NÃO SERVE PARA O CRUZEIRO POR QUÊ SERVIRIA PARA NÓS CARAMBA?RESCINDAM JÁ COM LÚCIO FLÁVIO,MESMO QUE TENHA O MÍNIMO DE TALENTO QUE VOÇES, SÓ VOÇES VEEM NÃO VALE Á PENA BRIGAR COM 99% DA TORCIDA QUE NÃO O QUER,APENAS AQUELA TORCIDA FEMININA O QUER NO CLUBE E SINCERAMENTE NÃO ACHO QUE SEJA PELO SEU FUTEBOL.O FAHEL É RUIM DEMAIS QUALQUER GAROTO DA BASE PODE OCUPAR SEU LUGAR.
    MAS POR FAVOR MAURICIO ASSUMPÇÃO, AJA, AJA,SEJA CORAJOSO POR FAVOR ESSE É O PEDIDO DE UM BOTAFOGUENSE APAIXONADO E… DESESPERADO.

  5. Amigo, a camisa horrorosa será aposentada hoje mesmo e espero que jamais seja utilizada n ovamente. Não é culpada de nada, mas o BFR não pode jogar com algo tão ridículo. Nossa camisa é alvinegra e mesmo nos nossos maiores vexamos devemos estar vestidos com ela.

  6. Marcelo,

    LUTO, VERGONHA, HUMILHAÇÃO e DESÂNIMO!

    A CORJA que está no poder em GS nunca, em tempo algum, vai aprender ou alguma lição ensinará algo para esses SAFADOS e INCOMPETENTES!

    Lembra do jogo, no Engenhão, contra o Santo André (2X2) ? Aquele jogo que abriram os portões? Dia de N.S.A parecida e das crianças! Nesse jogo em menos de 15 minutos o peladeiro eduardo fez duas presepadas que resultaram nos gols dos caras e mesmo assim o burro, pau mandado, fantoche de empresários do estevam mantém o cara.
    Se fosse um clube dirigido por profissionais não ficaria pedra sobre pedra e a primeira coisa que essa CORJA fez foi garantir o emprego de todos, ou seja, nada mudará.

    Essa CORJA já conseguiu inscrever os seus nomes na história do clube e do estádio com esse VEXAME! Vão a passos largos direcionar o clube para a segundona!

    E 2012 QUE NÃO CHEGA!

    VERGONHA, VERGONHA, HUMILHAÇÃO.

  7. Concordo com o Dilson…
    Não foi o VERDADEIRO Botafogo que tanto amamos que esteve em campo.
    Aliás, não é o VERDADEIRO Botafogo que tanto amamos, este comandado pelo presidente Omissão.
    “Isso” não é o Botafogo!
    Abs e SA!!!

  8. Vergonha! E’ a única expressão para um botafoguense de 70 anos que, este ano, resolveu tirar férias do futebol.
    Ao longo de mais de 60 anos de torcedor (às vezes fanático!), somente três vezes houve espetáculos tão lamentáveis.
    1 – Ox6 contra o flamengo, mas depois de termos metido igual 6xO no rubronegro, no dia seu aniversário (15 de novembro).
    2 – Ox7 contra o vasco, acho que em 2005 ou coisa parecida; e
    3 – 1×7 em 1994 contra o fluminense, quando o time jogou com os juvenis.
    Mas, como há coisas que só acontecem com o Botafogo, lembro que em 1948, na primeira partida do campeonato carioca, tomamos de 4xO do S.Cristóvão e acabamos campeões.
    Quem sabe?
    Agora, falando sério num campeonato medíocre onde os chamados times grandes (Bota,fla, flu e vasco) ganham por 1xO, 2×1 ou 3×2 dos chamados pequenos, o que pensar de Ox6 de ontem?
    Falta de diretoria, falta de técnico, falta de jogadores, falta de garra, falta de vontade, falta de torcida (somente 20 mil no carecão!), isto é FALTA DE TUDO.

  9. Botafogo e grande e glorioso,mais os dirigentes pequinininhos e mesquinhos.

  10. NOJO completo e absoluto.

    E para falar mais do que isso terei que desfiar todo meu repertório de xingamentos, e quem estava ontem no Engenhão certamente ouviu todos eles.

    E espero que o “camisa 10” tenha ouvido também.

  11. Meus Amigos, Começo com a saudação de João Saldanha pra ressucitar a dignidade alvinegra.
    O que eu ví ontem na TV, todos vocês viram e já comentaram. Não adianta mais falar dos jogadorees pois apesar de estarem em campo e receberem para honrrar a camisa (que aliás não era a nossa), eles estão ali porque alguém os colocou.Se são incompetentes (e vários o são) a verdade é que o que está errado no Botafogo é mais profundo e de longa data. Temos um clube tomado de dirigentes incompetentes e mal intencionados com conluios com empresários e
    agencias de publicidade. Antes de fazermos uma faxina no time, precisamos fazer uma faxina no clube e seus dirigentes. O dentista é um pau mandado e não tem competencia e nem coragem de se livrar da quadrilha que o cerca.
    O Técnico fraco e fantoche de empresários, é escolhido por estes senhores por estas “qualidades”. Mesmo se atenderem ás reinvindicações de troca de jogadores, não se iludam, com esta corja não vamos a lugar algum, ou pior, vamos pra mais um ano de sofrimento.
    Nosso clube está á deriva há tempos e mesmo o Bebeto (botafoguense de coração), se curvou ao poderío destes sanguessugas. O Botafogo é hoje um ambiente fértil para este tipo de inseto.
    Um clube com uma grande massa de apaixonados, com muitas dívidas (inclusive com a torcida). Num futebol brasileiro desorganizado e cheio de corruptos (o carioca é um dos piores). E pra completar quem se habilita a dirigi-lo se presta a servir aos grupos que abrigam empresários (os verdadeiros traficantes do futebol).
    É triste mas é verdade.
    E. Sales

  12. Pingback: Tweets that mention Botafogo 0 x 6 vasco: A educação pela pedra « Fogo Eterno -- Topsy.com

  13. Já que é para ouvir!!!!!

    Por favor pessoal, expulsem esse EDUARDO!!!!!! o cara só dá problemas ao Botafogo, observem os últimos anos. O que ele fez pelo nosso time??? jogador medíocre!!!! Expulsem também o ALESSANDRO, lateral que não sabe nem cruzar, marcar e chutar para gol e esse zagueiro lento chamado WELINGTON!!!!!! não é possível que ninguém vejo isso!!!, esse meio de campo chamado FAHEL, que jogador Horrível!!!!!!! jogadores que não merecem vestir a camisa do Botafogo e sim de um time de 6 divisão!!!!!!!

    por favor passe isso para nosso presidente!!! nossa torcida já se cansou!!!! desses jogadoressss, alguém tem que nos ouvir!!!!

  14. Sou a favor dos times terem varias camisas como marketing e divulgar sua marca, mas essa camisa é horrivel!! Bem agora indo ao jogo….Um time grande nao pode ter jogadores tao ruins e um treinador de time pequeno, devolva o infeliz para o interior de São Paulo de onde nunca devería ter saído. As figurinhas carimbadas; lucio Flávio, Fahel, renato, e cia ltda, é besteira comentar a respeito, só rescindir contrato e acabou! Caros Amigos vcs sabem o que vai acontecer se continuarmos assim??O time acaba!! Qual criança vai querer torcem por um dia q só dá a sua torcida humilhação?? tri-vice do flamengo, quase rebaixado, humilhado por um Vasco q acabou de voltar da 2a divisão dentro do seu campo!! Pode parecer estranho mas nos anos 80 quando não ganhavamos nada e o flamengo tinha Zico e cia, era melhor. A gnte nada ganhava mas nao sofria tanta humilhação!

  15. O q me preocupa mais eh q o time do Vasco eh fraco… se a gente tomou de seis de um time q vai estar no meio da tabela no Brasileirao imagina qdo enfrentarmos os times mais fortes!!

    Sera, ou melhor ja está sendo, um ano muito difícil… acho até que esse time é mais fraco do que o do ano passado, que já era tétrico.

    Além disso o Estevam errou feio na escalação e o time parecia um bando, sem organização tática e o pior, sem vontade… Isso é inadmissível para um treinador que deve ganhar uns 100 mil por mês e jogadores que ganham por aí tb.

    No mais, ninguém aguenta mais o Fahel, Eduardo e Alessandro… o resto pode até continuar, mas esses três não.

    Por fim, ainda acho q não é impossível ganhar o estadual, pois são só dois jogos pra ser campeão e nem a Copa do Brasil, que só tem time fraco, tirando o Grêmio e o Palmeiras. Mas me preocupa, e muito, esse time no Brasileiro…

  16. Crônica de uma humilhação anunciada. Chocolate, sapeca Iaiá, goleada. O Botafogo perdeu o jogo antes mesmo de entrar em campo. Estevam Soares é técnico de segunda divisão. Tanto é que mantém Alessandro, Fahel e Eduardo no time. Com 15 minutos de jogo, estava claro que ele deveria ter optado por Renato no lugar de Eduardo. Não o fez. No fim do primeiro tempo, Vasco 3×0. Três gols de Dodô. El “Poste” Abreu nada fez. A zaga com Wellington e Antônio Carlos mostra claramente sua fraqueza. Dos males o menor: a humilhação foi na terceira rodada. Muita água ainda vai rolar. Espero que as coisas se aprumem, e o Fogão volte a brilhar.

    PS: 6X0. Bem feito a torcida botafoguense presente ao Engenhão por ter vaiado Dodô, craque que honrou a camisa botafoguense tantas vezes.

    Avante Fogão!

  17. caros dirigentes, peco desculpas por pequinininhos e mesquinhos.mas e ruim de engulir 6×0

  18. Ola
    Ainda bem que não foi contra a camisa tradicional. Alias, acho uma palhaçada não usar o uniforme tradicional e glorioso nos classicos

  19. Me recuso a comentar sobre o jogo. O resultado diz tudo, o resultado é o que vai ficar e marcar a nossa história com, infelizmente, nova vergonha. Fahel e Eduardo não prestam e têm de ser mandados embora; quem não sabe disso? Alguém aqui, uma única pessoa, um torcedor botafoguense que seja, discorda disso? Como é possível que só o Estevam veja diferente?

    E a camisa eu achei horrorosa. Sou a favor da incorporação do cinza em nossas cores. As meias cinzas são lindas e nos diferenciam dos outros alvinegros. O Botafogo tradicional pra mim é com meia cinza. E achava interessante, por marketing e por mérito, o Botafogo ter uma quarta camisa cinza. Mas toda cinza. Ficaria linda. E não aquela coisa papagaiada, de mau gosto, que nós vimos ontem.

  20. O Departamento de Marketing deve explorar a imagem da camisa sendo queimada. Será que nem essa imagem mexerá com os brios da equipe?

  21. Vejam qual a preocupação de nossos cartolas:
    Copiado do Lancenet 25/01/10.

    “Departamento de Marketing do clube acredita em frutos fora do país

    Botafogo quer usar suas categorias de base para expandir sua marca pelo mundo (Crédito: Pedro Kirilos)

    Hugo Perruso
    RIO DE JANEIRO

    Em busca de novos horizontes, o Botafogo dá sequência ao projeto que começou em 2009 para ganhar mais visibilidade pelo mundo. Uma das apostas é pela categoria de base. O clube busca competições internacionais para disputar e aproveita para mostrar algumas de suas apostas. A bola da vez está com a equipe juvenil, que viajou no sábado para a África do Sul e estreia hoje no Torneio Gauteng.

    Criado no ano passado, o departamento de relações internacionais do Botafogo é o responsável por buscar as competições para serem disputadas e também organizar eventosemnome do clube. E já vem colhendo frutos. No ano passado, os juniores ficaram duas semanas na Holanda e disputaram suas duas primeiras competições internacionais. O Alvinegro foi campeão em uma e terceiro em outra.

    O sucesso foi tão grande que em 2010 os juniores vão disputar quatro torneios na Holanda (em maio e agosto). E agora é a vez do juvenil. A garotada está no país da Copa do Mundo e é o representante sul-americano do Torneio de Gauteng, que vai contar com clubes de todos os continentes. Será a primeira viagem da equipe desde o início do projeto.

    Além de ter a chance de colocar em evidência seu nome, o Botafogo também aproveita as competições para dar experiência aos seus jogadores das divisões de base.

    – O Botafogo estava precisando internacionalizar o seu nome e disputar essas competições ajuda. São torneios que dão experiência única para os jogadores. Eles já vão sentindo como é jogar na Europa, como é o clima… – afirmou Bernardo Arantes, diretor de relações internacionais do Botafogo.

    Nessas viagens, o Alvinegro deixa em evidência seus jogadores de olho em uma negociação futura. Em 2009, o zagueiro Gerson se destacou na Holanda e foi convidado para treinar no Everton (ING).

    – Viajei com ele para a Inglaterra e ficamos 10 dias – disse Bernardo.”

    Que maravilha! Depto. de Relações Internacionais. Passeio na Holanda, Inglaterra
    e o time tomando passeio no Engenhão.

  22. Tudo começou com a infeliz declaração: o Botafogo será Loco Abreu e mais 10!!! no meu ver, houve corpo molede geral… o LF não tocou uma bola sequer para o Loco… sei lá… tenhu nem o q falar… só sei que com Fahel / Alessandro / LF (intriguinha) / Eduardo e uma zaga como essa… não dá certo msm!!! tchau Estevam até nunca mais!!!

  23. Companheiro, concordo plenamente com a sua avaliação. Faltou apenas citar que o Estevam também durante a semana acenou com a possibilidade de escalar o Somália no lugar do Fahel.
    Agora, quanto a camisa desculpe-me !! Horrível. As cores do Botafogo são o preto e o branco. Ou uma camisa alvinegra, ou uma camisa negra, ou uma camisa branca. Preta e cinza, ainda no estilo meio a meio, lembra times da segunda divisão. Terceira divisão, sei lá. É a impressão que me ficou desde a entrada do time em campo.
    Abraços,
    Luis Celso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s