“Estamos salvos”: A premonição do Pereirão!

 Mensagem do Pereirão na manhã desse domingo:

“Marcelo, aí vai a crônica, escrita sexta-feira. Se os resultados coincidirem (fla campeão e Bota salvo), bote no blog.
Se não, esqueça – porque outro final não será feliz… Ainda resta a esperança”

Edição extra: Crônica do Pereirão

O Botafogo  no “momento de decisão”

C. Pereira

 Tinha tudo para ser um domingo igual aos outros, com o sol de verão a brilhar nas manhãs radiosas deste dezembro de 2009. As praias lotadas de mulheres lindas, quase desnudas, a desfilar seus corpos sarados e suados à beira-mar  e de  crianças vindas não sei de onde a enfrentar as ondas, entre um picolé e outro.
 Mas, o domingo não foi igual aos outros. Muito ao contrário, foi um domingo  bem diferente mesmo, até porque foi o último domingo de futebol do ano. E o inusitado ficou por conta de que os aficionados não só  discutiram –  durante toda a semana –   quem seria o campeão brasileiro (a maioria achando que seria o flamengo, como de fato aconteceu) como também a situação dos  que estavam  na parte de baixo da tabela, isto é, Santo André, Botafogo, fluminense e coritiba, dois dos quais seriam degolados.
 Como em questões que envolvem mulher, futebol e religião todos discutem e ninguém tem razão, deixei-me ficar entre a esperança de uma última reação do meu  Botafogo (um dos prováveis rebaixados segundo os matemáticos) e a desilusão da provável queda para o segundo grupo em cuja passarela, aliás, já havíamos desfilado (com relativo brilho, é verdade) em 2003. O  ceticismo me quedou sem ânimo e sequer pude entornar a última taça do gostoso vinho português,  que me foi servido à hora do almoço.
 Chegada a hora do futebol, quando todos se reuniram para acompanhar a última rodada desse emocionante campeonato de pontos corridos, repeti o que já venho fazendo há algum tempo:  em vez de assistir aos jogos pela TV ou ouvi-los pelo rádio, deitei na minha rede e fiquei a me balançar, como a ignorar que naqueles momentos cruciais se decidia a sorte do meu querido alvinegro, parte da minha vida.
 Fiz mais: pus um filme no DVD e deixei o telefone celular no chão, ao alcance da mão, mas programado num proverbial “silencioso”. Com isso, evitaria manifestações a favor ou contra o Botafogo que, naquela hora, jogava suas últimas esperanças “em casa”  contra o excelente (mas meio irregular) Palmeiras que, inclusive, ainda tinha chance de ser campeão. A mim, naqueles instantes, só interessava que o tempo passasse rapidamente e, se possível, uma combinação de resultados favoráveis mantivesse o Glorioso na divisão de honra do futebol nacional.
 Decorrido o tempo do jogo e ao ouvir o espocar de muitos foguetões e o começo de um buzinaço pelas ruas, olhei de soslaio para o minúsculo celular que registrava três chamadas não atendidas,  feitas durante aquela eternidade. Certamente  eram de conhecedores da minha aflição, por isso resolvi atender e, para alegria, a primeira manifestação foi de alívio e entusiasmo num grito que veio de longe,  a plenos pulmões:
 – FOOOGOOOOO! Estamos salvos!
 Evidentemente que o foguetório que ouvi, foi obra dos flamenguistas comemorando mais um título de campeão e, desta vez,  a barulheira  pouco me incomodou.
 O que interessava é que o alvinegro de General Severiano, apesar dos problemas (e não foram poucos!),  enfrentados ao longo de todo o campeonato, havia se salvado da degola.
 A partir daí, desliguei o DVD, liguei a televisão, liguei o rádio, tomei várias taças do vinho que rejeitara no almoço e foi uma alegria só. Afinal, o meu clube de coração,  não sofreria a (mais uma) humilhação de cair para a divisão inferior.
 Ah! Antes que esqueça: o filme que comecei a ver e não consegui terminar,  tem o sugestivo título de Momento de decisão.

    C.Pereira é alvinegro, jornalista e vidente, não necessariamente nessa ordem     

Anúncios

Uma resposta para ““Estamos salvos”: A premonição do Pereirão!

  1. Depois que o jogo acabou, parecia que tinha tirado 1 tonelada de cima das costas.
    Ser Botafogo não é fácil, mas é bom demais!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s