Coritiba 2 x 2 Botafogo: Ê, André…

alima

Quase ganhamos. E quase perdemos.

Mais um empate de 2 x 2.

E, dessa vez, eu tenho que concordar com o Ney Franco.

“Não tivemos a capacidade de meter o gol quando estava 1 x 0 e esse campeonato castiga quem não mata o jogo quando tem oportunidade”, declarou o treinador.

Sem dar nome aos bois, ele obviamente está se referindo às três chances – sendo duas claríssimas – que o André Lima teve de ampliar a vantagem antes do primeiro empate dos coxas.

André, meu caro: você é sangue-bom, botafoguense criado em Engenho de Dentro, legal você ter voltado. Mas tua função é, antes de ser botafoguense, atuar como centroavante. E um centroavante de verdade tem que carregar uma característica, a mais importante delas: eficiência. Você não pode desperdiçar as chances nem chutar tão fraquinho quando aparece de cara para o gol.

(Por falar em ficar de cara para o gol: o Reinaldo algum dia vai voltar a jogar olhando para o goleiro adversário, em vez de ficar virado para o Castillo o tempo inteiro, inclusive perdendo bolas fáceis por conta desse vício?)

Mas o que eu não concordo com o Ney é o fato de ele se referir apenas à falta de poder de decisão de seus atacantes e esquecer que errou ao não identificar a vulnerabilidade de seu lado esquerdo. Por que não colocar alguém descansado para tentar conter os avanços do adversário?

Não pude ver o jogo inteiro – apenas pedaços das duas etapas. Mas vi também os melhores momentos. Do que pude observar, eis um resumão:

Vi um Lúcio Flávio aparecendo bem na partida (apesar de um chute bisonho), correndo (segundo o Pereirão, deu um pique de 30 metros!) e dando dois passes preciosos (desperdiçados pelo André), Castillo muito seguro (apesar do vacilo no último lance, que quase nos custou o suado pontinho), Batista bem abaixo da média (errando passes e descuidando da ala esquerda, por onde o Coritiba jogou quase todo o segundo tempo até obter o empate), Juninho com chutes fraquinhos e facilmente batido no mano a mano com o adversário como no lance do segundo gol (perder no ombro a ombro, Juninho!), Renato resolvendo o que três centroavantes não conseguiram fazer na segunda etapa, Eduardo com muita raça e técnica e Wellington dando uma de Leandro Guerreiro: jogando razoavelmente bem mas cometendo uma falha em lance crucial – o do primeiro gol dos paranaenses.

Foi um resultado ruim? Em termos.

Quase perdemos no último lance – o vacilo do Castillo foi de gelar a espinha (e se alguém desvia a bola, babau). Mas quase ganhamos – e só não saímos com os três pontos da fria capital paranaense por conta da ineficiência de nossos atacantes e de nosso treinador.

Agora, fica a obrigação de bater o Barueri do bom técnico Estevam Soares: empatar fora de casa, ganhar no Engenhão. Com essa receita, a gente liberta as dores de um novo rebaixamento.

E fica aqui a sugestão do Pereirão: em caso de vitória parcial, aos 40 minutos do segundo tempo, todos os onze alvinegros vão para a linha do gol do Castillo e lá ficam perfilados para impedir o balançar das redes.

Porque, desde 2007, essa maldição de levar um gol nos últimos minutos parece ter grudado no Botafogo.

(Vedar os espaços deixados para o adversário, como nessa quarta-feira, também ajuda a não tomar gol…)

Foto:Futurapress

Anúncios

4 Respostas para “Coritiba 2 x 2 Botafogo: Ê, André…

  1. O Botafogo mandou no jogo e só não ganhou porque perdeu vários gols.
    Quem não faz, leva.

  2. O merdão do ney franco,deve ter mandado o time recuar no 2º tempo….Deu no que deu..Porra,é de desanimar.

  3. É Saul, quem não faz, leva: e a chance desperdiçada pela dupla André Lima/Batista, a mais clara de todas, nos fez muita falta.

    Branco, nem acho que ele mandou o time recuar – só acho que o Ney não fez nada para impedir os avanços do Coritiba pela ala esquerda, nosso setor mais vulnerável.

    Gelson, não pude ver o jogo inteiro, então seria leviano atribuir notas individuais – daí só destaquei alguns aspectos de determinados jogadores. Fico devendo para a próxima partida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s