O curioso caso de Túlio Souza

tsouza1

Lembro bem do final de 2007, quando o Botafogo saiu à cata de reforços e travou uma verdadeira batalha com outros clubes brasileiros para fechar negócio com o Coritiba e levar o Túlio Souza para General Severiano.

Fazia tempo que a torcida não se empolgava tanto com uma contratação, mesmo sendo mais um volante. O fato de o time já contar com Túlio, Leandro Guerreiro e Diguinho nem era considerado impedimento; muitos já armavam o time com quatro volantes, com os dois Túlios mais adiantados, a la Hernanes. Outros cogitavam escalar o novato na ala direita, já que o Alessandro estava muito mal (novidade!) e ninguém queria que ele emplacasse uma nova temporada no alvinegro (e nós tínhamos razão!).

Doce ilusão…

Ainda naquele tempo, com tantos comentários sobre o jogador, assisti a um dos últimos jogos do Coritiba pela Série B. E o Túlio (não tinha Souza em seu “nome artístico”) simplesmente arrebentou com a partida – fez gol, deu passe para outro, deu show de garra, de passes precisos e chutes certeiros. E olha que no time tinha um certo centroavante chamado Keirrison, hein?

Mas o Túlio era destaque em quase todas as partidas.

Tinha sido assim desde o início da temporada. Confiram trecho de reportagem do jornal Bem Paraná, sobre o primeiro jogo do Coritiba pela Série B de 2007:

“Não basta apenas categoria, na Série B é preciso raça. O volante Túlio levou isso à risca na estréia do Coritiba neste sábado. O jogador, caracterizado pela movimentação intensa, marcou dois gols praticamente sozinho e foi fundamental na vitória sobre o Paulista, por 3 a 1, no Couto Pereira. O jogo foi válido pela primeira rodada da Segundona de 2007. “É muito bom marcar. O torcedor pode saber que raça desse grupo nunca vai faltar”, disse Túlio, após a partida. “Se precisar colocar a cara na chuteira do adversário, eu vou colocar, e se a equipe colocar essa vontade dentro de campo, vamos colocar o Coxa de volta na primeira divisão”, completou ele, que correu como aquele Diabo da Tasmânia dos desenhos animados…

Em jogo decisivo, que selou a volta do Coxa à Série A, Túlio entrou em campo no intervalo. Vejam o relato do globoesporte.com sobre a sua participação na partida:

O Coxa voltou para o segundo tempo disposto a garantir logo sua classificação para a Série A. No intervalo, o técnico René Simões apostou na entrada de Túlio no lugar de Ivo. E o jogador não decepcionou. Logo aos 6 minutos, mandou uma bomba de fora da área no canto direito. O goleiro Ney se esticou todo, mas nada pôde fazer: 2 a 1. Golaço!

Então, foi esse jogador tão badalado, que encantou a torcida paranaense, que chegou a General Severiano.

tsouza2

De cabelo cortado e identidade renomeada, Túlio Souza começou a treinar e a expectativa da torcida aumentou. Logo, porém, o departamento médico descobriu que ele não estava bem. Inicialmente diagnosticado como hérnia de disco, o problema do volante era uma tal de “Síndrome de Gillmore”, que o deixou afastado dos gramados no primeiro trimestre do ano.

“Problema de Túlio Souza é mais grave e ele terá que ser operado”, destacou o blog do Movimento Carlito Rocha no início de fevereiro.

A partir daí, meus caros, tudo desandou.

Quando TS se recuperou, teve uma atuação tão horrorosa no primeiro jogo da  decisão contra o flamengo que foi substituído pelo Cuca com menos de 30 minutos de jogo – tinha tomado cartão amarelo no primeiro minuto e o Juan estava passeando em seu setor com uma desenvoltura humilhante.

Ali nós começamos a desconfiar que o jogador do Coritiba não tinha desembarcado no Rio de Janeiro. Pior: em outras partidas, se revelou emocionalmente descontrolado, tomando cartão atrás de cartão e apelando para a violência em lances desnecessários.

tsouza3

No Brasileirão, com Cuca ou Ney Franco, jamais ameaçou a posição de Túlio e Diguinho, nem mesmo a de Alessandro ou Thiaguinho. Quando entrava, era para completar o elenco. Não me recordo de nenhum golaço dele com a camisa alvinegra (na verdade, não lembro nem de um golzinho…), nem de atuações de encher os olhos.

Muito pelo contrário.

E, em 2009, nada mudou: além da recuperação de Leandro Guerreiro, chegaram mais três volantes – Léo Silva, Fahel, Batista – e todos têm mais prestígio com Ney Franco que Túlio Souza. Tem jogo que ele não pega nem banco, sequer é relacionado.

É a última opção da imensa lista de volantes.

Sinceramente, não consigo entender o que aconteceu – e gostaria de saber se alguém tem alguma tese ou palpite. Será que ele nunca foi um grande jogador e só fez uma ótima temporada pelo Coritiba? Ou será que o Botafogo não conseguiu fazê-lo render o que sabe, devido à intervenção cirúrgica e às constantes improvisações?

Não sei.

O que eu sei é que, a continuar desse jeito, Túlio Souza será o primeiro da lista alvinegra a ser mandado para o América. E, em dois anos, ele terá trocado a missão de levar um time forte (Coritiba) para a Série A do Brasileirão pelo desafio de retirar um time-fóssil (Ameriquinha) da Série B do Campeonato Carioca.

E o cara só tem 25 anos…

Anúncios

16 Respostas para “O curioso caso de Túlio Souza

  1. O nosso conterrâneo de Campina Grande, definitivamente não emplacou em GS, não acredito em numerologia, mas, seria melhor voltar a se chamar apenas TÚLIO, ele agora é único no BOTAFOGO.

  2. ótimo texto.
    foi com base no excelente 2007 dele, que eu também criei muitas expectativas quando foi contratado.
    e, muitas vezes, ainda me pego a torcer por ele, acreditando que superará a má fase. mas tá difícil.
    até aqui, é uma decepção só.
    que pena!

    abraço, marcelo!

  3. concordo com o Ezaú, tem que voltar o nome de “Túlio” pra desencantar
    alguem podia dar esse “toque” nele!
    grande abç

  4. Souza é o nome daquele mané reserva do “ronaldo kung fu panda” dá azar ! kkkkkk

  5. Marcelo,

    Você já descobriu o que aconteceu.: “de cabelo cortado e identidade renomeada”. (kkk)

    Infelizmente não redescobriu o futebol que nos entusiasmou e quem sabe são as improvisações e a falta de sequencia de jogos.
    Continuo achando um bom jogador, pois fez grandes partidas pelo Coritiba e não conseguiria enganar tanto tempo.

    Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

  6. Não sei, mas nesses dias de futebol pegado, corrido e canelado, talvez seja a contusão uma explicação. Sem ironia. Vou contar um causo. Num dia de ócio, fui ver um treino nas laranjeiras. O time titular enfrentou o time de juniores. Um baixinho acabou com os marmanjos, seu nome era toró. Vi saírem do flor: juan, gabriel e marcelo e nada do toró, que quando vi era lateral. Lateral sem mais adjetivos, era ambidestro. De repente, ele tava no flamengo crucificando a canela aleia. Perguntei pra um jornalista framengueiro se era o mesmo, ele confirmou e completou: …mas com um torção em cada perna a mais…

  7. Alessandro foi mandado embora do fogão…Graças a deus!

    1º de abril.rsrs

  8. Ezaú,
    sou a favor do re-re-batismo do TS e que ele seja simplesmente Túlio. Quem sabe se inspira no Lustosa e não faz uns golaços de fora da área?

    Snoopy, eu também ainda mantenho um fio de esperança, mas parece que nem nos treinos ele tem se destacado – ou será porque, como é paraibano de Campina Grande, não faz parte da patota mineira do Ney?

    Roberto, bem lembrado – nada de Souza no Botafogo, nem no sobrenome!

    Gil, talvez seja por conta das improvisações e da falta de sequencia – mas a verdade é que o cara não conseguiu arrebentar em nenhuma partida, com quase um ano e meio de Botafogo…

    Ezaú,
    belo resgate de história, e desconfio que tem a ver com a gravidade da lesão que ele apresentou.
    mas, só uma sugestão, numa boa: da próxima vez que tiver tempo ocioso aí no Rio, não vá para as Laranjeiras… você pode sair de lá com o rosto pintado de pó-de-arroz ou, pior, com um carnê vencido da Unimed para pagar e assim ajudar a sustentar a milionária farra de contratações grenás! E cuidado para não tropeçar no tapete lá dentro, amigo – o que não falta lá é especialista em tapete….

  9. Quanto custou este rapaz ao cofre do Botafogo neste um ano e meio?
    Por isto, eu afirmo: somos um time rico ou de doidos…

  10. Vi este rapaz em alguns jogos do coxa, em quase todos ele arrebentou. Fui um dos que mais torceu para sua vinda para GS. Agora acho que só uma imersão total com a psicóloga, que o Ney tanto elogia, poderá dar jeito no nosso Tulio atual.
    Saudações Alvinegras

  11. ué, é fácil entender. ele não foi para o botafogo?

  12. Aproveitando a onda dos “casos” Marcelo, que tal algo sobre “onde foi parar o teco??”
    será que fugiu com o tico??

  13. T ULIO pra mim vai ser sempre o meu melhor jorgador do mundo ,comtinui assim DEUS ti proteja sempre tiamo.

  14. Amigos botafoguenses, vou falar a verdade para vocês….Aqui no Coxa o Túlio só jogou bem mesmo essas partidas que estão narradas no texto. O resto foi que nem aí, um monte de cartões, faltas desnecessárias. O cara é raçudo, mas infelizmente é só isso mesmo.
    Desejo boa sorte a ele e que encontre o seu futebol novamente….

  15. estranho demaisssssssss

    será ?????que é oq to pensandooo……

  16. A resposta sobre a qualidade do Túlio Souza esta no que ele ja fez… Espero q recupere a boa forma em Sao Paulo e possa voltar a ser o grande jogador q tando encantou as torcidas do Guarani e Coritiba. Segue o link do youtube do jogador p/ quem quiser conferir o q falo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s