Uma carta para o Cuca (com acréscimo)

cucafogo

Caro Alexis Stival,

você ficou magoado com o grito da torcida alvinegra no Maraca, certo?

Deu para perceber pela sua entrevista desconjuntada, contraditória, raivosa. Infantil.

Olha, te confesso que eu me incomodei ao ouvir pela primeira vez a saudação de “ô, ô, ô, vice é o Cuca”, mas depois fez todo o sentido do mundo: o grito não me pareceu uma forma de atingi-lo nem de menosprezar a sua passagem por General Severiano, mas de bombardear o nosso maior rival e exorcizar a fama de chororô impingida pelos urubus e que você e seu grupo de jogadores, infelizmente, contribuíram para criar ao falhar nos momentos decisivos.

O grito, Cuca, foi um descarrego.

Mágoa, rancor, raiva são sentimentos de grande intensidade. E, quase sempre, dirigidos a quem já foi brindado com iguais doses de respeito, admiração, afeto. Amor, eu ousaria dizer.

Muito pior, meu caro Cuca, seria a indiferença.

E  a verdade é que, ao ter novamente o nome gritado num momento de tamanha importância para o Botafogo, você ganhou o mesmo status do Dodô, o maior ídolo alvinegro nos últimos dez anos, igualmente “saudado” num momento decisivo a nosso favor, ano passado na semifinal contra o fluzinho: detalhe, o Dodô estava em campo; você na sua casa.

Claro que as circunstâncias das saídas foram muito diferentes – e, em nenhum momento, você passou a impressão de desprezar o Botafogo.

Mas, meu caro, até as cadeiras do Engenhão sabem que você aceitou o convite do flamengo por enxergar, naquele momento, o atalho mais curto para a conquista do título que você tanto fez por merecer quando esteve em General Severiano. Alguns podem chamar de pragmatismo; outros, de oportunismo. Você alegaria profissionalismo, mas essa não foi a sua característica mais marcante como treinador do Botafogo, certo? Que nada, você misturava as coisas, emoção e razão, risos e lágrimas, técnico e jogadores, e a gente, por muito tempo, gostou desse seu jeito sincero e emotivo de conduzir a nossa estrela.  E você também sabe, como o Túlio declarou, que os que defendem a estrela com intensidade jamais podem passar para o lado escuro da força. É assim que a gente vê as coisas, somos apaixonados pelo nosso time. E essa é a maior ofensa que alguém pode cometer.

É, Cuca,  o grito no Maracanã foi o reconhecimento – mesmo enviesado, irônico, cruel – da torcida alvinegra de como a sua passagem foi  marcante pelo Botafogo. E como a sua ida para a Gávea não foi encarada apenas como mais um trabalho na vida de um profissional do futebol.

No Botafogo, Cuca, você foi ídolo. Coisa rara, raríssima em um treinador brasileiro, ter o nome gritado em todas as partidas – mesmo nas derrotas mais dolorosas. E você, inegavelmente, fez por merecer esse status – basta ver sua expressão na foto acima para reconhecer o fato.

Não jogue fora o que você conquistou.

Em caso de dúvida, prefira o silêncio.

Paz e respeito para você e sua família.

 

lanceeterno1

 

Acréscimo: Alertado pelo Snoopy, soube na tarde de quarta-feira que o Lancenet havia publicado a carta acima no noticiário do Botafogo depois que ela caiu no Orkut. Com a divulgação, logo apareceram por aqui mais alvinegros, quase todos assinando embaixo o conteúdo da missiva. Não vai dar tempo de agradecer individualmente, mas quero deixar aqui expressa a minha satisfação com a repercussão positiva da mensagem para o Stival. Carta que, continuo a dizer, tem a função de desabafo, mas sempre com respeito pela intensa dedicação que o Cuca demonstrou enquanto esteve em General Severiano. 

Fiquei contente, mais do que com a identificação com o conteúdo, com o alto nível dos comentários que chegaram de todo o país, e isso traz mais satisfação,  ainda mais às vésperas de o blog completar um ano (dia 22 de março!).

 Quem gostou e chegou agora no FogoEterno pode procurar nos nossos arquivos uma carta parecida, endereçada ao Dodô, no ano passado, logo após a eliminação do fluzinho da Libertadores. Vai na mesma toada. Leiam um trecho:  “Mas, sabe o que é pior, Dodô? Você não perdeu apenas a Libertadores. Em seis meses, você perdeu o respeito de duas torcidas. E, de uma delas, justamente a mais gloriosa, você ganhou uma vaia ensurdecedora, histórica, daqueles que sempre te deram a mão e foram pagos com a sua traição. Essa é a sua façanha, meu caro: Cada vez menos estrela, cada vez mais solitário. Parabéns pela inédita conquista. Você fez por merecê-la. Aproveite bem o $uce$$o que lhe resta.”

A íntegra você pode ler no link abaixo:

https://fogoeterno.wordpress.com/2008/07/page/3/

E à Ana Luisa, que citou a carta ao Cuca  no blog do Movimento Carlito Rocha, ao Luis Pereira, que deu o toque ao jornalista do Lance, ao pessoal que incluiu trechos da carta em seus blogs, meus sinceros agradecimentos.

Anúncios

18 Respostas para “Uma carta para o Cuca (com acréscimo)

  1. Cara,
    Sempre leio seu blog, que acho o melhor site sobre o Botafogo. Parabéns.
    Essa sua carta ao Alex Stival eu quero assinar embaixo, pois é exatamente esse o sentimento que tenho.
    Por que ele foi pra lá, logo pro Framengo???
    Nem o Diguinho teve coragem de ir!!!
    Mais uma vez parabéns!!!

  2. que ele vá amar o framengo na p…q…p…!!!

    abraço, marcelo!

  3. PARABÉNS ,VC CONSEGIU DIZER TUDO,ESTA DECLARAÇÃO DESTE CIDADÃO SÓ VAI MOTIVAR NOSSO BOTAFOGO.VICE É O CUCA.

  4. Os filósofos de plantão explicam: a paixão é um sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade. O amor é um sentimento mais permanente – daí a grande diferença.
    A torcida alvinegra teve pelo Cuca (e vice-versa) foi uma (grande) paixão – como terá pelo Ney Fra(n)co se ele ganhar o campeonato.
    Já por Nilton Santos, Garrincha, João Saldanha e mais alguns poucos, a gente tem é amor verdadeiro – tanto quanto com a (que sempre brilha) estrela solitária!
    O resto é chororô, próprio do futebol, que muda apenas de lado, de vez em quando…

  5. Também assino embaixo da carta endereçada ao Cuca.

    E acrescento um fato mais: como prova inconteste de que ele foi ídolo, sim, lembro que o Botafogo chegou a vender a camisa usada por Cuca, com assinatura e tudo mais, algo um tanto incomum no futebol brasileiro.

    Ou alguém se lembra de outra camisa de técnico à venda? Nem mesmo a do Muricy, um dos mais longevos no cargo em clubes brasileiros, me recordo de ter visto…

    saudações alvinegras,

  6. Parabéns, o seu recado foi perfeito! realmente o cuca virou um ídolo da torcida do fogão,mas ídolos não devem e nem podem vestir a camisa do seu maior rival, foi aí que você errou cuca, e siga o ditado”boca fechada não entra mosca”

  7. Falando sério mesmo, vcs estão levando tudo pela “paixão” pelo seu clube e tentando menosprezar o profissionalismo.
    Antes de o Cuca ser seu ídolo, ele já esteve no Flamengo e, devido a algumas besteiras que fez, acabou saindo pela porta dos fundos, assim como fez no seu Botafogo.
    Ele é ídolo? Então por que pediram a cabeça dele quando ele saiu?
    Vcs são muito hilários mesmo, criticam os outros mas não olham pro próprio umbigo. Um espelho ajuda muito.

    SRN

  8. Perfeito,somos torcedores apaixonados pelo botafogo!os que defendem a estrela com intensidade jamais podem passar para o lado escuro da força. É assim que a gente vê as coisas, somos apaixonados pelo nosso time. E essa é a maior ofensa que alguém pode cometer.
    sem mais !

  9. Parabéns!

    Perfeito pela carta. Cuca sempre esteve em alta no Botafogo, foi campeão duas vezes na Taça Rio e por duas vezes brigou com o flamenguinho pela Taça Guanabara, coisa que a arbritragem não deixou que a taça fosse para General Severinano, e o que não aconteceu nesse primeiro turno com ele, no urubu, mas, mesmo assim, eu dou meu aval ao Cuca quando ele esteve do nosso lado, agora jamais, ele tinha que ficar na dele. Não responder à torcida que estava em momento de grande alegria, porque eu acredito que a torcida estava zoando os urubus e queria era que ele também merecesse esse título, no lado alvinegro que por dois anos foi calado…..

    Abraços avinegro.

  10. Cuca sempre teve um sonho. Ganhar um título. Vc foi claro e preciso em sua carta. Parabéns.
    A publicação da carta no diário lance lhe dará mais visibilidade entre os alvinegros. Faça por onde.

  11. Acabaste de ganhar mais um leitor assíduo! Carta perfeita! Senti como se eu mesmo tivesse escrito!
    Abç

  12. Realmente o Botafogo é um time que incomoda geral. Até um flavelado (marcelo) vem aqui no site para tentar nos destabilizar. Coitado, deve estar preocupado com o fato de o Cuca e toda a sua uruca estar do lado deles agora!!
    Viva o Glorioso!!

  13. Caro Marcelo Pereira, perfeita a sua carta.
    Acaba de ganhar mais um leitor.

    Já estava perdendo a fé na torcida alvinegra.
    De ínicio achei que isso era típico de flamenguistas, e não conseguia acreditar que a torcida do meu time faria uma coisa dessas.
    Concordo com a carta, tomei a liberdade de divulgar em meu site, claro que creditando a você e esse blog.

  14. Parabens AMEI o texto..
    exatamente isso q aconteceu *_*

  15. Antes de tudo sou um apaixonado pelo futebol e botafoguense de coração.
    Muitos vão discordar pelo que vou dizer em meu comentário, então vamos lá. Acho a carta necessária devida a infantilidade do técnico Alexis Stival, porém poucos sabem que o flamengo foi o primeiro clube carioca que ele trabalhou, e saiu pelas portas dos fundos.
    Bom a culpa não é dele, e sim da diretoria do fla, creio eu que foi a mesma que o demitiu por péssimos resultados.Foi hipocrisia por parte dele aceitar novamente o trabalho na gávea.Mas com dinheiro muda os pensamentos. Ele é um ótimo técnico, tem suas capacidades e muito sincero.São poucos técnicos que fazem o time jogar com o coração, como ele faz.
    A identidade com o time alvinegro foi intensa mas, ele teve sua hora de partir e ganhar experiências no ramo.Temos um técnico que na minha opinião é melhor que o Cuca, então pra que cartas?
    Na verdade, o próprio tem que refletir e parar de pensar e fazer outras estratégias em seus times para que no final de qualquer campeonato ele seja sagrado campeão.Temos um técnico vencedor o Ney Franco e torço pelo sucesso do Cuca.Sem mais! abraços a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s